PEGM promove 1ª Cavalgada no dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, neste sábado (22/03), será realizada a 1ª Cavalgada Ecológica do Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte do Estado. O objetivo é permitir que a comunidade visualize o potencial hídrico do Parque, promovendo a integração das pessoas com a unidade de conservação.

A concentração para a cavalgada será na Fazenda Cafezal, na Trilha do Barão, a partir das 8 horas. Será realizado um “café com prosa” com o intuito de propor uma reflexão sobre o uso e conservação dos recursos naturais e sobre a reconstrução histórica e cultural da trilha. O evento contará com a presença de produtores rurais e da comunidade do entorno.

De acordo com a gerente do Parque, Carla Cristina de Oliveira Silva, a Trilha do Barão é o principal atrativo da unidade de conservação em termos culturais, já tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e em processo de tombamento pelo Estado. “Serão 14 km de cavalgada pela Serra do Espinhaço, também conhecida como Serra da Bocaina”, afirma. “Será uma oportunidade para os participantes contemplarem as belezas naturais locais”, completa.

Foto: Evandro Rodney
Um dos pontos da "Trilha do Barão", local que será realizada a 1ª cavalgada Ecológica

A cavalgada é parte de um trabalho de conscientização iniciado em novembro de 2013.  O objetivo do projeto é de alertar sobre a importância da Trilha do Barão e sobre a importância da preservação da natureza. “A cavalgada será um marco para o Parque e servirá de base para o planejamento de futuras ações de melhorias socioambientais para região”, enfatiza Carla Silva.

O Parque Estadual de Grão Mogol possui 28 mil hectares e faz parte da bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha. A unidade de conservação protege cursos hídricos e nascentes que alimentam outras bacias hidrográficas. A fauna local possui espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará e a onça parda.

Leandro Félix
Ascom Sisema