Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comemorações do aniversário do Parque da Mata do Limoeiro mobilizam comunidade de Itabira

PDFImprimirE-mail

As comemorações do terceiro aniversário do Parque Estadual da Mata do Limoeiro, que acontece no dia 22 de março, se estenderão durante a semana que vai dos dias 17 ao dia 24. A unidade de conservação está localizada no município de Itabira e as celebrações prometem mobilizar toda a cidade, especialmente o distrito de Ipoema e as comunidades situadas no entorno.

As festividades tem início no dia 17 quando será lançado o concurso de desenho que tem como tema a importância do Parque para as comunidades. O evento que dará início à competição acontecerá na comunidade do São José do Turvo. Já no dia 18, será lançado um concurso de redação com o tema “Eu faço parte do parque” na comunidade São José do Macuco.

Ainda na terça (18), terá início do Curso de Formação de Brigadistas com o Previncêndio na sede do Parque. “Serão treinadas 35 pessoas que vivem em oito comunidades do entorno”, explica o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral Oliveira.

No mesmo dia, serão apresentados os resultados da pesquisa de identificação de turistas realizada pelos alunos da Universidade Federal de Itajubá (Campus Itabira) e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) durante o Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março. A atividade será realizada no Museu do Tropeiro, em Ipoema, às 17 horas.

No dia 19, serão realizadas atividades do projeto ‘Interagindo com o Parque’ que, no dia, envolverá alunos de quatro escolas públicas vizinhas do Parque. “O principal objetivo do projeto é fortalecer a relação com as comunidades para que todos sejam parceiros na proteção da unidade de conservação”, explica Alex Amaral. A previsão é de que 160 crianças visitem o Parque.

Na quinta (20), na Escola Estadual Manoel Soares, em Ipoema, a partir de 18 horas será apresentado o vídeo fotográfico “Adentro ao Parque Estadual Mata do Limoeiro”. O trabalho é do fotógrafo Roneijober Andrade que retratou as paisagens e a biodiversidade da unidade de conservação.

As comemorações serão encerradas no dia 21, com o mutirão de limpeza na cachoeira da Boa Vista, localizada no entorno do Parque. “Pretendemos mobilizar pessoas de todas as comunidades do entorno do Parque e, para isso, contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, observa Alex Amaral.

Foto:Evandro Rodney
A Mata Atlântica é um dos biomas encontrados no P.E. Mata do Limoeiro

O Parque Estadual da Mata do Limoeiro foi criado em 2011 e possui área de 2 mil hectares. Está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó e abriga remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado. Na unidade de conservação, já foram identificadas menos três espécies da flora ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades