Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF inicia formação de Conselho da APA Vargem das Flores

PDFImprimirE-mail

Representantes dos setores público e privado se reunirão na sexta-feira (14/03) para discutir a formação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Vargem das Flores, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho é coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra a unidade de conservação. 

A reunião será a primeira etapa para formação do Conselho. “Nessa fase convidamos as organizações que podem compor o colegiado e definimos, por exemplo, o calendário da eleição e qual será o número de conselheiros”, explica a gerente da APA, Laudicena Curvelo Pereira. A reunião terá início às 13 horas e será realizada no Parque Ecológico do Eldorado, na rua Paineiras, 1722, bairro Eldorado, em Contagem. 

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração das unidades de conservação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área. “Os integrantes serão interlocutores da unidade de conservação com as comunidades que vivem no local”, explica Laudicena Pereira. 

Além do IEF, integram o Conselho representantes das prefeituras, órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos e associações comunitárias. “As instituições interessadas têm de se relacionar com o cotidiano da APA”, observa a gerente. 

A APA Vargem das Flores está localizada nos municípios de Contagem e Betim e abriga a represa de mesmo nome, também conhecida como Várzea das Flores. A unidade de conservação foi criada em 2006, possui 12,2 mil hectares de área e tem grande importância para o abastecimento de água dos dois municípios e de Belo Horizonte. 

1ª Reunião de Formação do Conselho Consultivo da APA Vargem das Flores
Data: 14 de março de 2014
Horário: 13 horas
Local: Parque Ecológico do Eldorado - Rua Paineiras, 1722, bairro Eldorado, Contagem.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades