Parque Estadual do Rio Doce é homenageado no carnaval de Marliéria

Como parte das comemorações do aniversário de 70 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), que acontecerá em julho, Marliéria prestará uma homenagem à unidade de conservação, com um samba-enredo que será tema do carnaval da cidade em 2014.  No sábado (01/03) ocorrerá o desfile do bloco caricato cujo enredo refere-se ao Parque. A festividade é organizada pela Prefeitura Municipal e acontecerá no centro do município, na Praça JK.

De acordo com o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, o samba-enredo “Dom Helvécio, Perd e Marliéria Tudo a Ver”, homenageia o Bispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira (1876 - 1961), o primeiro defensor da criação da unidade de conservação criada em 1944. “O samba enaltece o fundador da unidade que abraçou a ideia de criação do Perd, preservando memórias, vidas, fauna e flora”, completou.

Vinícius Assis
passeiodebarco_perd
Os passeios de barco são uma grande atração para os visitantes do Parque do Rio Doce

No feriado de carnaval também serão realizadas atividades no Parque como trilhas interpretativas, rapel, palestras, passeio de barco, pedalinho, caiaque, gincanas e exposições para o público. “As atividades tem o objetivo de mostrar as belezas naturais, além de sensibilizar os visitantes sobre o valor do PERD”, informou o gerente. São aguardadas cerca de duas mil pessoas para as festividades de carnaval da cidade.

O Parque Estadual do Rio Doce  está situado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. No local é possível encontrar o maior área contínua de Mata Atlântica do Estado. Possui quarenta lagoas naturais, dentre elas, a Lagoa Dom Helvécio, com mais de 6km² de extensão e profundidade de até 32 metros. A unidade de conservação também protege grande diversidade de espécies da fauna como as ameaçadas de extinção onça pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

A programação completa do carnaval de Marliéria pode ser encontrada na internet, no endereço www.marlieria.mg.gov.br

Leandro Félix
Ascom Sisema