Parque Mata do Limoeiro estuda visitação durante Carnaval

No Carnaval de 2014, entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março, o Parque Estadual Mata do Limoeiro receberá 35 estudantes do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Campus Itabira) e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), para o primeiro “Ecofolia”.

O objetivo da atividade é contabilizar visitantes e veículos que passam pelas estradas do Parque e seu entorno,  além da realização de blitz ecológica com a distribuição de sacolas biodegradáveis para lixo.

Foto: Alex Amaral/IEF
pematalimoeiro01
Um das cachoeiras que estão localizadas no interior do Parque

O Gerente do Parque, Alex Luiz Amaral Oliveira, destaca que a semana do “Eco Folia 2014” será um evento de grande importância social e ambiental para a região de entorno do Parque e visitantes. “Será o primeiro evento organizado pela Unidade de Conservação (UC) que contará com grande participação da sociedade acadêmica e da comunidade”, afirma. A atividade terá o apoio da Prefeitura de Itabira.

“A pesquisa será de grande importância para entender a dinâmica que envolve as questões turísticas da região de Ipoema que vem se adaptando ao turismo que tem aumentado com a criação da UC”, explica. “O principal objetivo é saber de onde são os turistas e o que eles procuram e, com isso, poderemos entender de que forma o Limoeiro pode contribuir para melhorar o ecoturismo juntamente com a comunidade”, completa o gerente.

A comunidade participará também dos eventos, de forma voluntária, juntamente com os estudantes na Blitz Ecológica no sábado de carnaval e durante os demais atrativos. ”A comunidade do entorno é de extrema importância nessa ação e esperamos que os resultados contribuam para termos um turismo ecológico, sustentável e responsável para o local”, disse o gerente.

Os resultados da pesquisa serão apresentados à comunidade como uma ação dentro da programação de três anos de criação do Parque e em um evento de aniversário do museu dos tropeiros em Ipoema (Itabira). “A expectativa é gerar dados que possibilitem planejar e direcionar as ações nas demandas turísticas da região e da UC”, completou o gerente.

O Parque Estadual da Mata do Limoeiro foi criado em 2011 e possui área de cerca de 2 mil hectares. A unidade de conservação abriga diversas cachoeiras e outros atrativos turísticos, como a Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre. A região abriga remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado.

Leandro Félix
Ascom Sisema