Posse de conselheiros amplia proteção a Parque em Montes Claros

Os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no norte do Estado serão empossados na quinta-feira (27/02). Os conselheiros terão a missão de discutir as demandas socioambientais da unidade de conservação e do seu entorno.

Esta é será a terceira formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Lapa Grande que reúne 24 conselheiros para um mandato de dois anos. A solenidade de posse acontecerá às 15 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, na avenida José Correa Machado, 900, bairro Ibituruna.

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração das unidades de conservação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno. Integram os colegiados, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra o Parque, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas.

Fotos: Evandro Rodney
A unidade de conservação abriga nascentes e cursos d´água que abastecem a população de Montes Claros e municípios vizinhos

“A participação de todos que convivem com o Parque é fundamental na gestão do espaço”, observa o diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior. “Lapa Grande é uma das unidades de conservação mais importantes do estado e somente uma gestão compartilhada com a sociedade permitiria um trabalho de conservação da área”, completa.

O Parque Estadual de Lapa Grande abriga cerca de 50 grutas

O Parque Estadual de Lapa Grande foi criado em 2004 e possui área de 7 mil hectares. A unidade de conservação abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos, além de diversas grutas e sítios arqueológicos. A unidade de conservação protege remanescentes dos biomas Cerrado e Caatinga. Protege rica vegetação espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o Tamanduá-Mirim e a Onça Parda.

Emerson Gomes
Ascom Sisema