Recursos da compensação ambiental promovem desenvolvimento sustentável em Unidades de Conservação

Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. assinaram, na tarde desta terça-feira (25/02) Protocolo de Intenções, que possibilitará o repasse de recursos para aplicação nos Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Pico do Itambé. Serão destinados R$ 5 milhões para o PE Serra do Brigadeiro e R$ 1 milhão para PE do Pico do Itambé. Os recursos foram direcionados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a título de compensação ambiental do empreendimento Projeto Minas-Rio.

dsc07533
O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira, ressalta a importância da preservação.

“Esse recurso será muito importante para o IEF, principalmente para complementar os 40% de área a serem regularizadas na Unidade de Conservação. Estamos trabalhando com muito zelo no sentido de resolver os problemas de regularização fundiária, não apenas no PE da Serra do Brigadeiro, mas em todo o estado de Minas Gerais. Tenho certeza que, com o apoio do Governo de Minas e dessa parceira com a iniciativa privada conseguiremos alcançar nosso objetivo, tornando essa UC um dos principais parques abertos à visitação do Estado”, disse o Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Júnior.

dsc07498

Danilo Vieira, secretário-adjunto da Semad, reforça que os valores serão investidos em regularização.

O Presidente da Anglo American – Unidade de Negócio Minério de Ferro do Brasil, Paulo Castellari, também frisou a importância do evento. “Agradecemos a oportunidade de participar da preservação desse patrimônio ambiental. A Anglo American quer poder contribuir sempre mais com projetos tão grandiosos como este”, afirmou.

O Diretor Geral do IEF, Bertholdino Teixeira Junior, ressaltou o momento histórico vivido pelo IEF. “Diante de um empreendimento de grande impacto como o Mineroduto Minas-Rio, mas necessário para o desenvolvimento do país, temos a contrapartida da compensação ambiental, direcionada pelo Ibama. O objetivo de todos os envolvidos nessa parceria é único: preservar nossas Unidades de Conservação. A destinação de R$ 5 milhões ao PE da Serra do Brigadeiro proporcionará ao IEF, além da regularização fundiária de algumas áreas dentro do Parque, a execução das obras de restauração do casarão da Fazenda Brigadeiro. A restauração desse patrimônio oferecerá ao visitantes e às comunidades do entorno a oportunidade de um desenvolvimento sustentável, no sentido de aumentar significativamente o número de visitantes no parque, proporcionando o desenvolvimento econômico e ambiental para a unidade de conservação”, frisou.

Na oportunidade foi entregue ao Presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior,  uma placa de homenagem agradecendo o repasse de recursos e a parceria na proteção e conservação dos biomas mineiros, considerados fundamentais para a garantia de um futuro equilibrado e sustentável. “Para o Ibama é uma grande alegria e uma honra poder participar dessa parceria tão significativa. Queremos fazer nosso trabalho de licenciamento de forma bem feita, dentro dos critérios estabelecidos e com o mínimo de impactos ambientais. A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) prevê que todo empreendimento de maior complexidade deve investir até 0,5% dos recursos da Compensação Ambiental em Unidades de Conservação e, por isso, o repasse hoje desses recursos. Nosso trabalho é nesse sentido, fazer com que os impactos ambientais de grandes empreendimentos sejam compensados”, afirmou Volnei Zanardi.

A solenidade contou, também, com a presença do Diretor de RH, Assuntos Corporativos, Segurança e Desenvolvimento da Anglo American, Pedro Borrego, que assinou o Protocolo de Intenções; do Deputado Federal Rodrigo de Castro, além de prefeitos, vereadores e autoridades dos municípios do entorno do PE da Serra do Brigadeiro.

Milene Duque