Estação Ecológica de Corumbá empossa 1° Conselho Consultivo

A Estação Ecológica de Corumbá (EEC) empossou nesta quinta-feira (06/02), o 1° Conselho Consultivo. O evento foi realizado na sede administrativa da unidade, localizada na cidade de Arcos, participaram dezenas de representantes da sociedade demostrando o interesse no futuro da Unidade de Conservação (UC). Foram empossados vinte conselheiros, sendo divididos igualmente em titulares e suplentes, para cumprir um mandato de dois anos.

A posse foi presidida pelo Engenheiro Florestal e Gerente da EEC, José Wilson Neves, que conduzirá os trabalhos do Conselho Consultivo durante a vigência do mandato. A primeira reunião de trabalho dos conselheiros foi agendada para o dia 26 de fevereiro, às 09h, na sede administrativa da UC.

Foto: Arquivo IEF
Conselheiros e representantes da sociedade durante a cerimônia de posse

Patrick de Carvalho Timochenco, Chefe Regional do IEF Centro-Oeste, ressalta que o conselho consultivo é um fórum de discussão compartilhada das demandas sociais e ambientais. “Com a troca de ideias e experiências teremos maior agilidade para buscar melhorias para UC, possibilitando uma melhor gestão, além de promover a integração entre a Estação e a sociedade, com isso, colaborar para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, completou.

Para o Coordenador de Áreas Protegidas do Escritório Regional Centro-Oeste do IEF, Rodrigo Martins Goulart, a presença significante da sociedade no evento de posse reflete o interesse da população com o futuro da Estação Ecológica. “Os integrantes do conselho irão trabalhar na formulação de propostas relativas à gestão da EEC, acompanhar, opinar e propor ações sobre o Plano de Manejo da UC, discutir e sugerir programas e ações prioritárias, no entorno e na sua zona de amortecimento”, afirmou.

Os conselheiros trabalharão, inicialmente, com a aprovação do Plano de Manejo, julgar as anuências solicitadas pelas empresas do entorno da UC e discutir sobre a aplicação de recursos financeiros destinados ao EEC.

A Estação Ecológica de Corumbá tem 304,36 hectares e foi criada em 1974 como Reserva Biológica, mas alterada para Estação Ecológica em 1996. Abriga importante remanescente florestal de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, além de um Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Leandro Félix
Ascom Sisema