Equipes promovem mutirão de limpeza no Parque Serra Verde

Foi realizado no Parque Estadual Serra Verde (PESV), na terceira semana de janeiro, um mutirão visando à limpeza do Parque e buscando conscientizar a comunidade para destinação correta dos resíduos. Os trabalhos foram realizados efetivamente na área de entrada do PESV, já que nas trilhas ecológicas não ocorre acúmulo de resíduos. Foram retirados da área cerca de 300Kg de materiais provenientes da construção civil, domicílios, podas, restos de oferendas religiosas, animais mortos dentre outros.

Fotos: Arquivo IEF
Equipes promovem limpeza do Parque

De acordo com o monitor ambiental do PESV, Miguel Filho, nos últimos meses ocorreu um aumento significativo de disposição de lixo clandestina em todo bairro Serra Verde. “Infelizmente, alguns insistem em fazer do Parque e do bairro Serra Verde um verdadeiro lixão a céu aberto. A comunidade tem um papel fundamental para a redução, fiscalização e denúncia desta prática tão nociva para a cidade”, ressalta.

A equipe do PESV providenciou o reforço do cercamento do Parque para dificultar novos descartes. Existem placas educativas construídas e instaladas no intuito de sensibilizar a comunidade e os visitantes para a questão dos resíduos. “Grande parte da nossa sinalização é construída a partir da reutilização de material que encontramos nestes bota-foras”, completou Miguel.

Educação Ambiental

O PESV promove palestras, visitas e outras atividades de educação ambiental. Em 2013 a equipe realizou trabalhos para mais de mil pessoas, entre escolas, universidades e outras instituições de ensino dentre outros. “Ainda que o foco das palestras seja a importância das unidades de conservação para a preservação da natureza, a temática dos resíduos e sua destinação correta é sempre abordada”, enfatiza o monitor.

Para colaborar com a preservação do bairro e do Parque é de grande importância o apoio da comunidade que pode denunciar o descarte ilegal de resíduos, para isso, ligue para o BH resolve no número 156 e digite a opção oito e posteriormente a opção seis.

Parque Estadual Serra Verde

O Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte e possui área de 142,02ha, sendo o segundo maior Parque da capital, menor apenas que o Municipal das Mangabeiras.

O PESV tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, tem função de servir como refúgio e locais de alimentação e reprodução de espécies nativas.

O Parque destaca-se no Sistema de Áreas Protegidas que está surgindo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

Leandro Félix
Ascom Sisema