Comunidade de Itabira celebra Natal no Parque Mata do Limoeiro

No dia 28 de dezembro, a equipe do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, realizará o "1º Natal com as Comunidades". A atividade reunirá moradores do entorno da unidade de conservação, especialmente crianças, para uma série de atividades de confraternização. O evento acontecerá no distrito de Ipoema, a partir de 9 horas.

O gerente do Parque, Alex Amaral, observa que será a primeira vez que a recém-inaugurada sede do Parque receberá pessoas de várias comunidades ao mesmo tempo. “Devem estar presentes cerca de 200 pessoas, dentre crianças, pais e outros moradores”, afirma.

pe mata do limoeiro

A Mata Atlântica é o principal bioma do Parque Estadual Mata do Limoeiro que receberá moradores do entorno nesse sábado para ao 1º Natal com as Comunidades

A ação é uma parceria com a Associação Comunitária local e com a Prefeitura de Itabira. Estarão presentes moradores dos distritos Campestre, Cedro, Maná, Montes Claros, Laranjeiras, Morro Redondo e Cachoeira Alta.

Amaral explica que serão realizadas brincadeiras e dinâmicas com as crianças, além de oficina de reciclagem com a construção de brinquedos. “Todos contribuíram de alguma forma, como, por exemplo, a Prefeitura que fornecerá o transporte, a Associação que oferecerá um almoço e um morador de Itabira, que, voluntariamente, levará seus equipamentos de som e animará a festa”, afirma. “Teremos, ainda, a presença já confirma de Papai Noel que chegará de carroça”, completa.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e possui área de cerca de 2 mil hectares. Foi criado em 2011 e abriga inúmeras cachoeiras, além de outros atrativos de enorme potencial turístico como a Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre.

A região está localizada na Serra do Espinhaço e abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado. Já foram identificadas na área, pelo menos três espécies da flora ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Emerson Gomes
Ascom Sisema