Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parques Estaduais são premiados por desenvolvem projetos que visam à sustentabilidade

PDFImprimirE-mail

A premiação foi oferecida pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta para quem contribui com ações ambientais. Os Parques Estaduais Serra Verde e Ibitipoca estão entre os contemplados.

Os Parques Estaduais Serra Verde e Ibitipoca receberam, nessa quinta-feira o Prêmio Gestão Ambiental 2013. O evento tem por objetivo premiar e reconhecer aqueles que investem em projetos de cunho sócio ambiental. A cerimônia de entrega ocorreu no Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte.

A premiação acontece desde 2004 e é realizada pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, que tem como área de atuação voltada para o desenvolvimento sustentável.  Os Parques foram premiados pela gestão e projetos desenvolvidos que visam à preservação ambiental.

Serra Verde

De acordo com o Gerente do Parque Estadual Serra Verde, André Portugal Santana, o Parque sempre buscou desenvolver trabalhos voltados para educação ambiental. “Desde sua criação a equipe do PESV está tentando projetá-lo no cenário ambiental, percebemos que sua principal vocação é a educação e sensibilização ambiental, buscamos integrar a UC com seu entorno para desenvolver os trabalhos”, ressaltou.

As atividades desenvolvidas envolvem tanto a educação formal (escolas) como demais da comunidade. “Realizamos principalmente trilhas ecológicas, palestras ambientais e oficinas educativas. Também promovemos eventos pontuais que desenvolvemos ao longo do ano e que envolve um grande número de cidadãos” explica o gerente.

Foto: Arquivo do Parque Serra Verde
Alunos percorreram as trilhas do PESV acompanhados pela equipe do Parque

No Parque há quatro trilhas que foram montadas com materiais reutilizados. Dentre eles estão as placas de sinalização que são feitas com materiais reaproveitados como blocos de entulho, madeiras e placas de metal abandonadas em lotes vagos na região. “Desenvolvemos também o bosque da amizade que envolve plantio de mudas para recuperar uma área queimada e a trilha do servidor que envolve a Cidade Administrativa”, destacou André.

Parque Estadual do Ibitipoca

Segundo o Gerente Parque Estadual do Ibitipoca, João Carlos Lima de Oliveira, a premiação ocorreu devido ao trabalho que é desenvolvido diariamente no Parque. “Foi avaliada a gestão da unidade, que tem foco na conservação, conciliando o uso publico, levando em conta o apoio no desenvolvimento da região aliado a um trabalho de pesquisa e educação ambiental com vistas à sustentabilidade”, esclareceu.

Foto: Evandro Rodney
Ibitipoca é exemplo de boa gestão

Considerado o 3° melhor parque da América Latina em 2013, o Ibitipoca, desenvolve um trabalho de turismo aliado à preservação ambiental. “O trabalho de educação ambiental promove um resgate da tradição e cultura entre Parque e comunidade, sendo um diferencial do usual, com isso, os envolvidos passam a ter mais percepção sobre a importância dos assuntos abordados e podem colaborar realmente com o meio ambiente”, completou o gerente.

Leandro Félix
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades