IEF recebe doação de terras em Rio Pardo de Minas

Iniciativa é pioneira e inédita em processos de regularização fundiária

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) recebeu da Prefeitura de Serranópolis de Minas, no norte de Minas, a doação de 1,4 hectare de terra localizada no interior do Parque Estadual Serra Nova. A doação foi realizada por meio da assinatura do Projeto de Lei 390/2013, que prevê a desapropriação e indenização realizadas pela Prefeitura Municipal.

O Projeto de Lei autoriza o poder executivo a realizar a desapropriação amigável de duas partes de terras no lugar denominado Mato Escuro “Fazenda Jatobá” em Serranópolis de Minas. A assinatura foi realizada pelo Prefeito do Município, Wagner Teixeira, com a presença da Chefe do Escritório Regional do IEF no Norte de Minas, Aneliza Miranda Melo.

“A realização dessa doação dá celeridade ao processo de gestão compartilhada da Unidade de Conservação, com vistas ao fortalecimento de futuras parceiras para que sejam realizados, também, o Plano de Manejo e a abertura do Parque Estadual para visitação pública”, disse Aneliza Melo.

Parque – O PE Serra Nova conta com uma área de 49.890,00 hectares, abrangendo os municípios de Rio Pardo de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados, sendo considerado um dos maiores parques do Norte de Minas pela riqueza de sua biodiversidade e de cenários de grande beleza paisagística.

Foto: Evandro Rodney - IEF
O Parque Serra Nova é uma importante área protegida no Norte de Minas

A vegetação predominante no Parque são os campos rupestres, possuindo algumas árvores nativas como Jataipeba, Aroeira e Sucupira. Possui alguns pontos de mata fechada e a topografia bastante irregular, composta da Serra Geral e da Serra do Espinhaço, com regiões de grotas, morros e nascentes. O Parque abriga diversas nascentes, entre elas a do Ribeirão São Gonçalo e dos rios Ventania, Suçuarana, Bomba, Ladim e do Córrego da Velha.

Milene Duque