Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Grupo inicia estudos para ampliar formas de proteção do Cerrado em Minas

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, criou, nesta sexta-feira (08/11), um grupo de trabalho para definir metodologias de identificação das diferentes formações e estágios do bioma Cerrado existentes em Minas Gerais. A ação segue a proposta de criar mecanismos específicos de proteção do bioma, a exemplo do que ocorre com a Mata Atlântica.

O Grupo de trabalho, regulamentado pela Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nº1948/2013, é uma das propostas do Governo de Minas apresentadas no momento da promulgação da Lei 20.922, em outubro de 2013, que reformulou as Políticas Florestal e de Proteção à Biodiversidade no Estado. O grupo é composto por representantes de 14 instituições do Governo, do setor privado, de organização não governamental e da sociedade civil.

Segundo a subsecretária de Gestão e Regularização Ambiental da Semad, Maria Cláudia Pinto, o grupo terá um prazo de 90 dias, prorrogáveis, para a conclusão do trabalho e apresentação de uma proposta. “Os resultados obtidos se tornarão normas específicas para a proteção do Cerrado em Minas Gerais”, explica.

Foto: Evandro Rodney
cerrado_periopreto_08112013

O cerrado será objeto de estudos para ampliar sua preservação. Na foto, o Parque Estadual do Rio Preto.

“O maior desafio é identificar os diferentes estágios do Cerrado, como acontece no caso da Mata Atlântica”, afirma Maria Cláúdia Pinto. “Dessa forma poderemos estabelecer estratégias de recuperação, conservação e uso das áreas de acordo com o estado de preservação da vegetação”, completa.

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades