IEF e municípios assinam termos de cooperação para melhorias ambientais

Os termos vão possibilitar a realização de trabalhos de recuperação florestal, proteção à biodiversidade, além da abertura de agências avançadas que vão oferecer os serviços do Sisema. Os municípios de Divisa Alegre, Malacacheta e Santo Antônio do Jacinto estão contemplados.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com as prefeituras municipais, assinou termos de cooperação mútua visando planejar e executar ações para conservação e preservação do meio ambiente. Em Divisa Alegre o termo foi assinado em setembro, já em Malacacheta e Santo Antônio do Jacinto as assinaturas ocorreram no mês de outubro.

De acordo com a Chefe do Escritório Regional Nordeste do IEF, Janaina Mendonça Pereira, o Termo de Cooperação mútua visa à realização de atividades em regime de integração visando a gestão compartilhada dos recursos florestais bem como a parceria técnica e administrativa. “Por meio dos termos de cooperação firmados podemos realizar trabalhos de fomento florestal, proteção à biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais” ressaltou.

A analista ambiental do Escritório Regional Nordeste do IEF, Patrícia Lauar de Castro, explica que os documentos também permitiram a abertura de agências avançadas do IEF que irão atender diretamente as cidades e os distritos, além das demandas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Para possibilitar o funcionamento das Agências foi acordado que as  prefeituras irão disponibilizar o imóvel para o funcionamento e a ceder servidores ao IEF para efetuar os trabalhos.

As agências serão o balcão de entrada para os processos do Sisema, além de oferecer todos os serviços do IEF nos municípios, dentre eles o apoio para cadastro no ICMS Ecológico, produção de mudas, gestão da fauna e fomento florestal. As agências de Malacacheta e Santo Antônio do Jacinto estão em processo de abertura e a de Divisa Alegre deve ser inaugurada nos próximos meses. Patrícia destaca também que é de fundamental importância a parceria entre as partes para preservar e restaurar o Patrimônio Natural.

Patrícia ressalta também que o IEF e os municípios buscam resultados positivos, no intuito de sempre melhor atender a população da região. “Estamos implantando ações como a conservando das florestas nativas e consequentemente das espécies nativas da flora e da fauna, que somadas a uma reeducação comportamental e ambiental podem ser considerada de grande importância para os municípios” enfatizou.

Leandro Félix
Ascom Sisema