Estação Ecológica de Corumbá elege 1° Conselho Consultivo

A Estação Ecológica de Corumbá (EEC) realizou nesta quarta-feira, 30 de outubro, a eleição do 1° Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Corumbá, para um mandato de dois anos. O processo eletivo foi realizado na Estação Ecológica, localizada na cidade de Arcos e contou com presença de representantes da sociedade interessada no futuro da Unidade de Conservação.

De acordo com o Chefe Regional do IEF Centro-Oeste, Rodrigo Martins Goulart, o Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada dos problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e seu entorno. “A função dos conselheiros é promover a integração da área com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da comunidade local”, ressaltou.

Para a Analista Ambiental do Escritório Regional Centro-Oeste do IEF, Amanda Cristina Chaves, o conselho é de extrema importância para efetivação, implantação e cumprimento dos objetivos do EEC. Os integrantes do conselho irão trabalhar na formulação de propostas relativas à gestão do EEC, acompanhar, opinar e propor ações sobre o Plano de Manejo da UC, discutir e sugerir programas e ações prioritárias para o EEC, no entorno e na sua zona de amortecimento, dentre outros.

A eleição foi supervisionada pelo Engenheiro Florestal e Gerente da Estação Ecológica de Corumbá, José Wilson Neves, com apoio da equipe do Escritório Regional Centro-Oeste. Foram eleitos dez conselheiros, sendo sete titulares e três suplentes que irão ocupar as vagas remanescentes. O prazo para os recursos é até o dia 11 de novembro de 2013. Após o período de análises haverá divulgação final dos conselheiros que está prevista para o dia 25 de novembro de 2013.

Foto: Arquivo IEF

Representantes do IEF e demais instituições, reunidos, durante a eleição do Conselho Consultivo

A expectativa é que a primeira reunião dos conselheiros eleitos ocorra em fevereiro de 2014, já com confecção do regimento interno, apresentação do Plano de Manejo que está em fase final de elaboração e programação anual do calendário de reuniões.

O conselho eleito terá, inicialmente, desafios como a aprovação do Plano de Manejo, julgar as anuências solicitadas pelas empresas do entorno da UC e discutir sobre a aplicação de recursos financeiros destinados ao EEC.

A Estação Ecológica de Corumbá tem 304,36 hectares e foi criada em 1974 como Reserva Biológica, mas alterada para Estação Ecológica em 1996. Abriga importante remanescente florestal de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, além de um Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Leandro Félix
Ascom Sisema