IEF firma cooperação para recuperação de áreas degradadas no Rio Doce

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Escritório Regional Rio Doce, firmou, neste mês, termo de cooperação técnica com o Instituto Bioatlântica (Ibio) visando à recuperação de áreas degradadas na Bacia do Rio Doce.

O objetivo do documento é a recuperação e conservação da Mata Atlântica na região, por meio da restauração de ecossistemas de propriedades rurais, assim como, a promoção da educação ambiental. A cooperação prevê a recuperação de 1.6 mil hectares até outubro de 2015.

Foto: Arquivo Sisema
Recuperação da região do Rio Doce é prioridade para o IEF

O IEF será responsável por realizar o cadastro de produtores rurais interessados em participar do programa e fornecer os materiais para recuperação das áreas cadastradas, além de realizar a assistência técnica e disponibilizar mudas nativas, dentre outras atividades. A cooperação se insere no programa de fomento ambiental executado pelo Instituto.

O IBIO será responsável por realizar o transporte e entrega de todos os insumos que serão utilizados no cercamento e plantio das áreas cadastradas, ceder técnicos aptos a desenvolver as atividades de extensão ambiental, entre outras ações.

Segundo o supervisor do Escritório Regional Rio Doce, Edenilson Cremonini, a parceria entre as duas instituições trará benefícios para a bacia do Rio Doce. “Umas das prioridades será a recuperação de nascentes, topos de morros e matas ciliares”, afirma.

Escritório Regional

O Escritório Regional Rio Doce já desenvolve várias ações de recuperação ambiental. No período de 2007 a 2012 foram trabalhados mais de 1.092 hectares, com distribuição de aproximadamente 200 mil mudas de espécies florestais nativas da região, 5 mil kg de adubo, 600kg de isca formicida, 40 mil mourões de eucalipto tratado, 1.3 mil rolos de arame farpado e 600kg  de grampos para as áreas recuperadas.

Thomaz Rocha
Ascom Sisema