Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Portaria estabelece normas para uso do Monumento Natural Gruta Rei do Mato

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou nesta sexta-feira (18/10) a Portaria 152/2013, que estabelece normas de uso público do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. O monumento está localizado no município de Sete Lagoas e recebe mensalmente uma média de dois mil visitantes.

O horário para visitação acontece todos os dias da semana, das 9h às 17h. A taxa para visitação é de R$ 10,00, sendo que estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.  As normas publicadas hoje definem regras para uso público da unidade, que se entende pela visitação com finalidade recreativa, esportiva, turística, histórico-cultural, pedagógica, artística, pesquisa científica e de interpretação e conscientização ambiental.

A Portaria define, dentre outras obrigações, que a visitação da Gruta Rei do Mato, da “Grutinha” e das trilhas da UC só pode ser realizada com o acompanhamento de condutores do Monumento ou por guardas-parques. Menores de dezoito anos só poderão entrar na unidade de conservação mediante apresentação de autorização expressa por escrito, sendo a idade mínima para visitação no interior da gruta a partir de seis anos de idade.


Monumento natural

Com uma área de 141,36 hectares, a Unidade de Conservação abriga uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia. A Gruta Rei do Mato tem uma dimensão de 998 metros de extensão, sendo que em 220 metros é possível visitá-la por meio de passarelas e escadarias, sendo possível visualizar a profundidade de seus salões que apresentam desníveis de até 30 metros. O espaço possui quatro salões com pinturas rupestres de oito, seis e até dois mil anos, com formações de stalagmite e stalactite. Destacam-se as Colunas Gêmeas, com aproximadamente 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

Foto: Arquivo IEF

gruta rei do mato 6
Gruta Rei do Mato é uma das principais atrações turísticas e ambientais

Projeto Estratégico - A Gruta Rei do Mato faz parte do Projeto Estratégico Rotas das Grutas Peter Lund, idealizado pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do turismo. O Projeto desenvolverá um roteiro turístico ambiental envolvendo o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Belo Horizonte), as Grutas Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo), Rei do Mato (Sete Lagoas) e o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa/Pedro Leopoldo) até a Copa do Mundo de Futebol 2014.


Ascom/Sisema
Milene Duque

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades