Projeto Corredores Ecológicos

“Corredores ecológicos: porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.”
(Fonte: Art. 2º, Capítulo I, Lei 9.985/2000 - SNUC)

O Projeto Corredores Ecológicos, do Instituto Estadual de Florestas, é parte do Programa Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI, com ações previstas para a conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Na primeira fase do projeto foi realizado o mapeamento, em nível estadual, dos principais remanescentes e fragmentos florestais a fim de sinalizar áreas potenciais de conectividade dessas áreas com Unidades de Conservação em diferentes regiões do Estado de Minas Gerais.

O projeto prevê a implantação de 50.000 hectares de corredores ecológicos, compreendendo ações de recuperação e manutenção da vegetação nativa, além da sinalização de áreas potenciais para criação de novas Unidades de Conservação.

Os Corredores Ecológicos são classificados da seguinte forma:

Macro corredores: grandes corredores que conectam UCs em diferentes áreas do Estado.

Mesocorredores: corredores intermediários com a função de conectar pequenas UCs, fragmentos importantes e criar rotas alternativas de conectividade:

Microcorredores: implantados em escala municipal e/ou regional, possuem a função de conectar Reservas Legais, APPs, pequenas UCs e fragmentos, conectando-os aos macro ou mesocorredores.

Os corredores ecológicos, em conexão com as Unidades de Conservação, representam uma das estratégias mais promissoras para o planejamento regional da conservação e preservação da flora e da fauna. Tais áreas são consideradas como “pontos-chave” para a conservação e trazem importantes contribuições para a gestão do meio ambiente. Tais áreas são também estratégicas na proteção dos recursos hídricos e manutenção de recursos genéticos.

Imagens (fotos: Manno França):
001, 002, 003 – fotos de áreas localizadas no Corredor Sul de Minas.
004 – foto do Parque Estadual de Nova Baden, localizado no Corredor Sul de Minas.
005a, 005b – foto-montagem de área antes e depois da implantação de corredor ecológico com recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

Para acessar o "Projeto Corredores Ecológicos", clique aqui.