Animais ameaçados de extinção são registrados na Reserva Veredas do Acari

Dentre as espécies registradas, destaca-se o lobo-guará preto, animal raro e que não era visto na região há mais de 20 anos. Além do lobo, também foram registrados a anta, jaguatirica, tamanduá bandeira, gato do mato, lobo guara-guará tradicional e os veados campeiro e catingueiro.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com o Instituto Biotrópicos, está realizando  o levantamento das espécies da fauna que vivem na Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, localizada nas cidades de Chapada Gaúcha e Urucuia, no Norte de Minas. Por meio de armadilhas fotográficas, já foi possível registrar a presença de animais ameaçados de extinção no estado, entre eles o lobo guará preto, espécime que não era vista na região há mais de 20 anos e desconhecido na literatura.
Ainda segundo Barros, o lobo guará preto é uma espécie rara que não era vista há muitos anos na região. “De acordo com relatos da comunidade, essa espécie já foi vista aqui, mas estava desaparecida. Esse registro nos leva a crer que pode existir não só um indivíduo, mas uma família de lobos guará pretos que vêm sobrevivendo ao longo dos anos”, explicou Barros. A partir dos registros, o gerente pretende identificar as espécies e catalogá-las. “Tem sido fácil registrar as espécies e estamos surpresos com o que temos encontrado”, disse o gerente, que espera registrar, também, uma onça preta já vista na reserva.
Foto: Evandro Rodney
mosaico
Onça parda e jaguatirica são exemplos de animais ameaçados de extinção encontrados na Reserva

Para o chefe do escritório regional Alto Médio São Francisco, do IEF, Mário Lúcio dos Santos, os resultados alcançados nesta parceria entre o Instituto e Biotrópicos demonstram o grande potencial de trabalhos de pesquisa a serem realizados nas Unidades de Conservação localizadas naquela região. “Acredito que esses estudos trarão um novo olhar para essas unidades, uma vez que o potencial turístico delas é baixo quando comparado ao elevado valor de conservação”, ressaltou Santos.

Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável

A Reserva Veredas do Acari possui cerca de 60 mil hectares e foi criada em 2003 para proteger o rico sistema de veredas da região. Localizada no cerrado, a reserva também possui rica fauna e flora, com espécies típicas do bioma. Na Reserva é permitida a visitação pública, desde que compatível com os interesses locais e de acordo com o disposto no Plano de Manejo da área. A pesquisa científica é permitida, desde que voltada à conservação da natureza, à melhor relação das populações residentes com seu meio e à educação ambiental.

É admitida a exploração de componentes dos ecossistemas naturais em regime de manejo sustentável e a substituição da cobertura vegetal por espécies cultiváveis, desde que sujeitas ao zoneamento, às limitações legais e ao Plano de Manejo da área. Deve ser sempre considerado o equilíbrio dinâmico entre o tamanho da população e a conservação.

Ana Carolina Seleme
Ascom / Sisema