Refúgios garantem proteção da vida silvestre na RMBH

Os Refúgios Serra das Aroeiras e Macaúbas juntos somam cerca de 3 mil hectares e são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e fazem parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) do vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Elas se juntam a sete outras unidades de conservação já criadas na área: dois Parques e cinco Monumentos Naturais.

serradasaroeiras

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior observa que as unidades de conservação do SAP se juntam ao Parque Estadual do Sumidouro na proteção da biodiversidade na região. “Nosso objetivo é criar um sistema de corredores ecológicos que viabilize a proteção efetiva, não só do patrimônio natural, mas também do arqueológico, espeleológico e paleontológico da parte norte da RMBH”, afirma.

A área do Refúgio da Vida Silvestre Serra das Aroeiras é de 1.035 hectares e está localizada nos municípios de Pedro Leopoldo e São José da Lapa. A região faz parte da bacia do Ribeirão da Mata, afluente da margem esquerda do rio das Velhas e está inserida no bioma Cerrado, mas também apresenta formações de Mata Seca. No local, ocorrem matas de aroeira, espécie integrante da Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Em Santa Luzia e Lagoa Santa, o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas e protege um expressivo remanescente florestal, margeando o rio das Velhas. Com área de 2.281 hectares, o local abriga O local abriga seis cavernas, dentre as quais se Lapa da Curva se destaca pela presença de pinturas rupestres.

A importância do local já é de conhecimento da população e do poder público municipal que criou a Área de Proteção Ambiental (APA) municipal André Quicé. “Com a criação do Refúgio, o Governo do Estado se integra aos esforços pela preservação desse valioso tesouro natural, histórico e cultural”, afirma o diretor-geral do IEF.

Emerson Gomes
Ascom Sisema