Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Criação de UCs marca comemoração oficial da Semana Florestal 2013

PDFImprimirE-mail

Evento aconteceu no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, terceiro maior parque em área urbana do país.  Na ocasião foram assinados decretos de criação de novas unidades de conservação no Vetor norte de BH e firmadas cooperações para a conservação florestal e da biodiversidade. Foram também entregues 70 motocicletas ao Instituto Estadual de Florestas para apoio na gestão das áreas protegidas estaduais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou nesta segunda-feira (23/09), no Parque Estadual Serra do Rola-Moça a comemoração oficial da Semana Florestal 2013. A solenidade contou com a assinatura dos Decretos de Criação de duas unidades de conservação no Vetor Norte de Belo Horizonte e de Termos de Cooperação Técnica para viabilização de projetos na área florestal. A abertura contou, também, com a entrega de 70 motocicletas, adquiridas pelo IEF, que atenderão às demandas dos gerentes de Unidades de Conservação (UCs) estaduais. As motos foram adquiridas com recursos da compensação ambiental e beneficiarão 57 UCs em todo o estado. Os equipamentos serão utilizados para a gestão das unidades, apoio à visitação e combate a incêndios florestais, dentre outras atividades.

Foram assinados os Decretos de criação dos Refúgios de Vida Silvestres Estaduais Serra das Aroeiras e Macaúbas. Os dois refúgios compõem o Sistema de Áreas protegidas (SAP) do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e visam garantir a conservação do patrimônio natural e histórico-cultural dos municípios de Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Santa Luzia e Lagoa Santa, totalizando mais de 3 mil hectares preservados. A criação das duas Unidades de Conservação permitirá a proteção da biodiversidade local como os remanescentes florestais ali existentes e o sistema hídrico do território. Além disso, contribuirão para a conservação de um rico patrimônio espeleológico e arqueológico com ocorrência de espécies da fauna como Paca, Mico, Lobo Guará, Capivara, Quati, Tamanduá Mirim e Veado Mateiro.

Na cerimônia de abertura foi assinado, também, o Decreto de criação da Força-Tarefa Mata Atlântica, que pretende intensificar as ações de combate ao desmatamento ilegal e o aperfeiçoamento do controle das supressões de vegetação no bioma. Com a participação de diversos órgãos e instituições, a Força-Tarefa terá como foco o planejamento de ações específicas de fiscalização, o aprimoramento dos processos de análise de pedidos de intervenção na mata atlântica e o uso de ferramentas geográficas para monitoramento e verificação contínua de focos de desmatamento no Estado. Os resultados do trabalho realizado pela Força-Tarefa serão divulgados sistematicamente em reuniões públicas e por meio do site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Posse dos Comitês de Bacia Hidrográfica

No evento ocorreu, também, a cerimônia simbólica de posse dos membros de 35 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Os comitês, além de atuarem para a melhoria da quantidade e qualidade da água em todo o território, também desempenham papel fundamental na aprovação e execução e projetos para a conservação florestal e da biodiversidade. Os comitês são órgãos colegiados da gestão de recursos hídricos e têm atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integram o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Neles, poder público (municipal e estadual), usuários de água (indústria, mineração etc) e sociedade civil discutem, negociam e deliberam sobre a gestão local das águas, utilizando-se de instrumentos técnicos de gestão, de negociação de conflitos e da promoção dos usos múltiplos da água.

Termos de Cooperação

A assinatura de Termo de Cooperação Técnica também fez parte da solenidade de abertura da Semana Florestal. Firmado entre o IEF e a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), o objetivo da cooperação é a produção de mudas de espécies florestais nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a fim de atender as necessidades dos programas de recuperação de áreas no entorno das unidades de conservação estaduais do vetor sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Outro Termo foi firmado entre a Semad, o IEF, a Secretaria de Turismo (Setur), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Secretaria de Estadual de Educação (SEE) e a Associação das Caminhantes da Estrada Real a fim de implantar o Projeto Árvore é Vida no percurso da Estrada Real e em áreas de mútuo interesse.

O Projeto Árvore é Vida é uma ação de reflorestamento lançado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW - International Federation of Business and Professional Women) e objetiva o desenvolvimento sustentável por meio de estratégias que promovam o desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente e responsabilidade social.

Escolas de todo estado plantam mudas

No final da solenidade, as autoridades presentes fizeram o plantio de 50 mudas de espécies nativas de diversas regiões do Estado. O plantio foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que na ocasião fez, também, o plantio de mudas em 3.686 escolas da rede pública estadual espalhadas pelo Estado. A ação visa fortalecer, junto à comunidade escolar, a cultura de preservação e conservação florestal para a melhoria da qualidade de vida, bem como promover a revitalização ambiental no entorno das escolas.

Emerson Gomes
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades