Semana Florestal na Zona da Mata incentiva hábitos ecologicamente corretos

A abertura oficial da Semana Florestal do Estado está marcada para o dia 23 de setembro. Mas a Estação Ecológica de Mar de Espanha, gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), já deu início às atividades na Zona da Mata, com foco em uma gincana educativa que reúne oito municípios.

Estudantes de Bicas, Chiador, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Santana do Deserto, Santo Antonio do Aventureiro e Senador Cortes já começaram a desenvolver as tarefas ambientais propostas pela gincana, que será finalizada no dia 27 de setembro na Estação Ecológica. O trabalho vai evidenciar e reforçar o aprendizado sobre questões ambientais, por meio de um método lúdico e dinâmico. “A escola é uma das molas propulsoras para o desenvolvimento da reflexão e da criticidade dos alunos. Neste sentido, criar vias de interlocução através da prática, com estudantes e professores sobre a conservação florestal e a biodiversidade, é o maior objetivo deste projeto”, informa José Eduardo Paulo da Silva, gerente da Estação.

Para ele, a educação ambiental é uma das ferramentas mais importantes na condução para um modelo de desenvolvimento sustentável no planeta, devendo transpassar por todos os segmentos da sociedade, e aplicada para todas as faixas etárias. “É na escola onde se passa boa parte da vida e é o período de formação da personalidade, sendo possível aprender sobre as mais diversas disciplinas e a conviver da melhor forma com o meio e a sociedade”, frisa.

Entre as tarefas solicitadas aos estudantes estão: recolhimento de latinhas de alumínio (refrigerante e cerveja); confecção pela própria equipe de um objeto com garrafa pet; elaboração de um prato de comida a partir do reaproveitamento de alimentos; apresentação de um vestido confeccionado com material reciclado; apresentação de fotografia mostrando o contraste observado no meio ambiente (destruição/ preservação) da região; encenação de peça teatral que fale do mau uso da água e suas consequências; e apresentar uma pessoa do município com mais de 60 anos para contar ao público presente como era a situação do lixo em sua infância e juventude.

Além disso, nesta segunda-feira (16), também teve início um ciclo de palestras, que vai até o dia 20/09, nas oito cidades. O tema é a conservação florestal e biodiversidade. Todo o  trabalho desenvolvido pela Estação Ecológica de Mar de Espanha para a Semana Florestal conta com as parcerias da Polícia Militar Ambiental, Prefeituras, Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Juiz de Fora, Copasa e Parque Estadual do Ibitipoca (premiação).

Programação palestras:

16/09/2013

- 09h – Mar de Espanha

- 14h – Maripá de Minas

17/09/2013

- 08h – Santana do Deserto

18/09/2013

- 08h – Guarará

- 14h – Santo Antônio do Aventureiro

19/09/2013

- 08h – Chiador

- 14h – Senador Cortes

20/09/2013

- 08h – Pequeri

Parque da Serra do Brigadeiro comemora 17 anos

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, localizado nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino, comemora 17 anos no dia 27 de setembro e também tem atividades programadas para a Semana Florestal. No dia 24 próximo, será realizada blitz ecológica na MGC-482 (portarias Araponga e Pedra do Pato), com o objetivo de promover a conscientização ambiental e sensibilizar os transeuntes da região quanto à prevenção de incêndios florestais. Além disso, estão programadas oficinas de arte, expedições e um momento de contação de histórias.

Já a Agência Avançada de Manhuaçu, também gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em comemoração à Semana Florestal realizará a doação de mudas de árvores nativas. O plantio será realizado pelos alunos do Senac.

Mobilização das comunidades

O objetivo do Instituto Estadual de Florestas é trabalhar junto às comunidades de todo o estado, observando as diferenças regionais, o tema da Semana Florestal 2013 “Conservação Florestal e Biodiversidade: Um passo para o Futuro”. “Queremos aliar as formas tradicionais dos povos em lidar com o meio ambiente com as ações realizadas pelo IEF em todo o estado para potencializarmos a preservação e a conservação” observa o diretor-geral do Instituto, Bertholdino Teixeira. “Convidamos todos a participar das atividades previstas para garantirmos um futuro mais saudável e sustentável para todos os mineiros”, reforça.

Os técnicos do IEF e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) das várias unidades do interior realizarão atividades junto à população para estimular práticas sustentáveis e a conservação da natureza. Serão realizadas, em todo o Estado, oficinas, palestras, exposições, blitze, barqueatas, caravanas, dias de campo, exibição de filmes, trilhas ecológicas e workshops, entre outras ações. Os funcionários das unidades de conservação estaduais também estão mobilizando as comunidades que vivem no entorno dessas áreas protegidas. As atividades são voltadas especialmente para alunos do ensino médio e fundamental, além de professores.

A comemoração oficial da Semana Florestal 2013 acontece no dia 23 às 15h no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte. As programações de atividades comemorativas da Semana Florestal em todo o Estado podem ser acessadas no site do IEF.

Fonte: Agência Minas