Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselheiros iniciam trabalho em prol da preservação em Minas

PDFImprimirE-mail

Os integrantes de Conselhos Consultivos de duas unidades de conservação estaduais tomaram posse nesta semana. No dia 11, os 32 conselheiros do Parque do Pau Furado assumiram seus mandatos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No dia 12, em Itabirito, no Quadrilátero Ferrífero, foi a vez dos 24 componentes do colegiado do Monumento Natural Serra da Moeda e da Estação Ecológica de Arêdes que compartilham funções.

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração das unidades de conservação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno. Integram os colegiados, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas. Os conselheiros tem mandato de dois anos.

Esta é a primeira formação do Conselho Consultivo do Monumento Natural Serra da Moeda e da Estação Ecológica de Arêdes. De acordo com o gerente de Estação Ecológica de Arêdes, Luis Fernando Climaco, o conselho permite a participação social oferecendo condições para que cada integrante emita pareceres relacionados com a entidade que representa, auxiliando nas diretrizes para conservação das unidades. “A primeira missão dos conselheiros será a elaboração do regimento interno”, ressalta.

O Monumento Natural e a Estação Ecológica de Arêdes fazem parte Serra da Moeda que se estende por 70 quilômetros ao longo das cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto e está localizada na Cordilheira do Espinhaço. Com cerca de 1,7 mil metros de altitude, o maciço engloba bens de valor natural, arquitetônico, histórico e arqueológico, além de abrigar parte da história do ciclo do ouro em Minas Gerais.

Foto: Evandro Rodney
forteserradamoeda2

Serra da Moeda abriga rica biodiversidade

 

Já no caso do Parque Estadual de Pau Furado será o segundo mandato do Conselho. A unidade de conservação abriga importantes remanescentes do bioma cerrado. É a primeira unidade de conservação criada no Triângulo Mineiro. Os recursos para implantação do Parque são provenientes de medidas de compensação ambiental decorrentes do licenciamento das duas usinas hidrelétricas do consórcio Capim Branco Energia (CCBE).





Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades