Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parques Estaduais são certificadas com cartão MinasPass

PDFImprimirE-mail

Os Parques Estaduais do Sumidouro e do Itacolomi são os mais recentes certificados com o passaporte turístico MinasPass. As unidades de conservação passam, agora a integrar os melhores roteiros turísticos de Belo Horizonte e região.
O MinasPass oferece descontos, benefícios, custos reduzidos e também vale como ingresso para até cinco atrações turísticas, escolhidas a critério do próprio visitante. A entrega aconteceu no dia 03 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte.

No evento, os representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra os Parques, receberam do Secretário de Estado de Turismo (Setur), Agostinho Patrus Filho, e do presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Tancredo Augusto Tolentino Neves, o certificado de credenciamento destas unidades de conservação no programa.

Além de conhecer a capital mineira e cidades vizinhas, o turista terá contato com outras importantes unidades de conservação de importância histórica e ecológica para o Estado. Na lista de locais credenciados pelo cartão MinasPass destacam-se, além dos Parques Estaduais do Sumidouro (que inclui a Gruta da Lapinha) e do Itacolomi, o Museu Peter Lund, a Serra da Piedade, o Museu Inhotim e o Parque Ecológico Vale Verde.

O projeto é uma iniciativa da Prominas, Setur, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituo Evaldo Lodi e do IEF. Quem deseja adquirir o cartão ou ter acesso a mais informações, deve acessar o site www.minasgerais.com.br

Foto: Arquivo Sisema
minas_pass
Os Parques do Itacolomi e Sumidouro receberam a certificação MinasPass


Unidades de Conservação

O Parque Estadual do Sumidouro possui uma área total de 1300 h e está inserido nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, a 50 km de Belo Horizonte. Dentre os atrativos turísticos, destacam-se as 52 cavernas cadastradas e cerca de 170 sítios arqueológicos históricos e pré-históricos. Denominado de "Parque da Memória", o Parque foi recentemente aberto à visitação e possui trilhas interpretativas que abordam diversos aspectos da Unidade de Conservação.

O Parque Estadual do Itacolomi foi criado 1967 e está localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto. A unidade de conservação possui uma área de 7.543 h e abriga o Pico do Itacolomi. Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontrados neste local, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória).
Thais Lopes
Ascom Sisema




IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades