IEF e Prefeituras assinam cooperação visando preservação ambiental

Acordos irão promover ações efetivas de proteção e recuperação ambiental com foco na educação ambiental, recuperação de nascentes e de áreas degradadas e destinação adequada de lixo.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinou convênios com as Prefeituras de São João das Missões e Matias Cardoso com o intuito de realizar atividades de recuperação florestal, proteção à biodiversidade, à fauna e à fauna aquática, além do desenvolvimento da pesca de aquicultura no Estado.

O acordo permite que sejam realizadas ações em conjunto, promovidas por técnicos e profissionais do IEF com contrapartida logística das Prefeituras.

Os municípios agora vão ter disponibilizados serviços como auxílio para obtenção do ICMS ecológico, ajuda na preservação da cobertura vegetal, incentivo para ações de destinação correta de lixo, reflorestamento e educação ambiental. Também faz parte dos acordos a produção de mudas, coleta de sementes, estruturação dos viveiros, recuperação de nascentes e áreas degradadas, combate a incêndios florestais e gestão das Unidades de Conservação.

Foto:Evandro Rodney - IEF
Proteção de nascentes é um dos focos de cooperação

De acordo com o Chefe de Escritório Regional do IEF do Alto Médio São Francisco, Mário Lúcio dos Santos, o acordo vai possibilitar que São João das Missões e Matias Cardoso recebam suporte técnico para realizar diversos projetos. “Os Municípios vão poder trabalhar de forma mais efetiva na defesa dos recursos naturais, além de realizar oficinas de educação ambiental nas comunidades do entorno e nas unidades de conservação. As mudanças vão possibilitar ambientes mais bonitos e arborizados e um maior número de pessoas envolvidas com as questões ambientais”, disse.

Mário Lúcio ressaltou também que houve um aumento significativo no contingente de funcionários, cedidos pelos Municípios, com isso, a produtividade nos trabalhos foi elevada, melhorando assim a qualidade da prestação de serviços para a população.

Leandro Felix
Ascom Sisema