Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Eventos reúnem ciclistas em Parques Estaduais mineiros

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça recebe neste sábado (24), a 10ª edição de um dos maiores eventos de Ciclismo Indoor realizado ao ar livre, o ‘Pedalando no Topo’. Serão oferecidas aulas de spinning no Mirante do Morro dos Veados, um dos principais atrativos turísticos da unidade de conservação.

As atividades terão início às 8 h e serão realizadas ao longo de todo o dia. São esperados mais de 2 mil participantes de todo Brasil, que se revezarão ao longo do dia nas 290 bicicletas dispostas no alto da Serra. As seis aulas do evento contarão com profissionais estrangeiros e brasileiros.

O spinning é uma atividade realizada em bicicletas fixas, nas quais são simulados vários percursos e velocidades. O evento desperta o interesse das pessoas para a prática do exercício e demonstra que a atividade, típica de academias, pode ser feita ao ar livre, em contato com a natureza.

Também serão realizadas oficinas e jogos ligados às questões ambientais e doadas mudas e sementes de espécies nativas da região. Durante todo o evento serão repassadas informações sobre a Unidade de Conservação e dicas de preservação ambiental. Mais informações sobre o evento, valor e formas de inscrição estão disponíveis na internet, no endereço www.pedalandonotopo.com.br

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte e abrange os municípios de Nova Lima, Brumadinho e Ibirité. Tem cerca de 3,9  mil hectares e abriga importantes mananciais de captação de água, responsáveis pelo abastecimento de parte da população dessas cidades.

Foto: Evandro Rodney / IEF
Parque Estadual da serra do Rola-Moça

Biribiri

Na noite da última terça-feira (20), o Parque Estadual da Serra do Biribiri, localizado na região de Diamantina, foi palco do ‘III Pedal da Lua Cheia’. Em sua terceira edição, os participantes pedalaram pela Unidade de Conservação e conheceram um pouco mais sobre o Parque.

O objetivo principal do evento é acentuar o contato de visitantes a unidade e da comunidade que vive no seu entorno com a natureza, estimulando uma melhor conscientização ecológica e incentivando a prática do cicloturismo na unidade de conservação. A atividade tem o apoio da Guarda Municipal de Diamantina.

Os Parques Estaduais da Serra do Rola-Moça e do Biribiri são administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). No total, Minas Gerais possui 38 Parques Estaduais que garantem a proteção de 474 mil hectares.

Thaís Lopes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades