Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Atividade estimula educação ambiental em escolas da Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro realiza, entre os dias 17 e 24, a Semana Pedagógica 2013. A atividade é voltada para estudantes e professores de escolas localizadas no entorno da unidade de conservação e busca permitir a troca de experiências e estimular a preservação ambiental.

Em 2013, o tema da Semana será ‘Diversidade Biológica dos Biomas Brasileiros’. A expectativa é de que cerca de mil estudantes de dez municípios (Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé, Divino, Jequeri e Caiana) limítrofes e vizinhos participem das atividades que incluem trilhas interpretativas no Parque, estandes, palestras, apresentações teatrais, minicursos, oficinas e exposições.

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na Zona da Mata, possui 14.984 hectares de área distribuídos em oito municípios. Nos últimos anos, a gerência da unidade de conservação vem desenvolvendo trabalhos pedagógicos juntamente com as escolas do entorno para ampliar o diálogo com as escolas, popularizando os trabalhos realizados no Parque e estimulando a reflexão sobre a preservação da natureza.

A Semana Pedagógica de 2013 pretende estimular o conhecimento sobre os biomas existentes no Brasil, especialmente a Mata Atlântica, o principal bioma encontrado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. A atividade tem apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra a unidade de conservação, da Polícia Militar, do Previncêndio, do Corpo de Bombeiros Militar, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abriga ainda montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Parque protege uma rica flora e fauna que inclui o monocarvoeiro, também conhecido como Muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção e a Suçuarana, maior felino atualmente encontrado na UC.

Foto: Evandro Rodney
Serra do Brigadeiro

PROGRAMAÇÃO

17.08 – Expedição (Norte do Parque)

18.08 - Expedição

19.08 – Abertura Oficial

Prêmio FOREA

Prêmio FOREA

20.08 - Oficina: Solos

21.08 - Oficina: Mídia e Meio Ambiente

22.08 - Oficina: Fauna

23.08 - Oficina: Biogeografia

24.08 - Oficina: Flora

24.08 – Expedição (Sul do Parque)

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades