Parque Estadual Serra do Rola-Moça recebe jovens estudantes em Projeto “Escola Integrada Nas Férias”

O Parque Estadual Serra do Rola-Moça recebe, de 22 e 31 de Julho, estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte para o projeto “Escola Integrada nas Férias”. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SME) e tem como objetivo proporcionar aos alunos atividades diferenciadas de lazer, cultura e esporte, durante o período em que estão de férias.
O Projeto pretende, também, proporcionar aos alunos passeios a fim de vivenciar outras experiências, como por exemplo, conhecer a cidade de Belo Horizonte e seu entorno. As atividades propostas acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, ou em horário integral. São esperados cerca de 200 alunos de escolas da região.

Durante a programação, os jovens terão a oportunidade de percorrer a Trilha do Cerrado e conhecer a biodiversidade existente no Parque, seus ecossistemas típicos e as espécies ameaçadas de extinção, bem como seus mananciais e sua importância para a comunidade.  O foco principal da caminhada é mostrar aos alunos a importância da preservação da Unidade de Conservação e o respeito ao meio ambiente.

Fotos: Evandro Rodney
Atrativos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

A Unidade de Conservação é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Parque é o terceiro maior em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. Está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

Atrativos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro. Está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.

O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte.

Thaís Lopes