Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Pico do Itambé promove educação ambiental para crianças

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Pico do Itambé (PEPI), promove, de 22 a 28 de julho, a 3° edição do “Férias no Parque”. As festividades contam com oficinas, passeio ciclístico, caminhada ecológica dentre outros.

As ações contam com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Itambé, comerciantes da região, dos Parques Estaduais do Biribiri e Caminho das Gerais, da Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes, Estação Ecológica Mata dos Ausentes, Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio, além de oficineiros voluntários.

De acordo com a Gerente do Parque, Silvia Duarte, o evento surgiu com a ideia de trazer as crianças para o Parque na última semana das férias, criando uma alternativa de diversão educativa.  “Ao entrar de férias escolares muitas vezes as crianças ficavam ociosas, sem nenhuma atividade, ou simplesmente brincando na porta de suas casas. Nossa ideia, então, foi resgatar as brincadeiras, despertando a curiosidade e o interesse criativo, semeando ideias e cultivando certezas e alegrias”, ressaltou.

Foto: Silvia Duarte
Abertura do Férias no Parque 2013 – Cantoria no jardim das margaridas

As inscrições para as oficinas foram realizadas na semana anterior ao evento e puderam se inscrever crianças que moram nos municípios próximos à Unidade de Conservação, bem como as que estavam passando férias na região. A expectativa é que cerca de duzentas crianças participem das oficinas.

Novidades

Além do já tradicional Encontro com a Terceira Idade, o “Férias no Parque – 2013”, promove neste ano o “ Encontro com os Tropeiros”. A Gerente do Parque diz que a atividade tem o objetivo de reunir os antigos tropeiros da região para resgatar, com boa prosa, os “causos” da época, que serão registrados em áudio e vídeo. “A trilha dos tropeiros hoje é um dos atrativos do Parque. Ela liga a comunidade de Capivari a Santo Antônio do Itambé, mantendo viva a história e agregando valor ambiental e cultural”, disse.

Parque Estadual Pico do Itambé

Com cerca de cinco mil hectares, o Parque Estadual do Pico do Itambé possui riquezas naturais como cachoeiras, cursos d'água e vegetação únicas. Abrange em seus domínios várias nascentes e cabeceiras de rios das bacias do Jequitinhonha e Doce. No Parque situa-se o Pico do Itambé, com seus 2.002 metros, um dos marcos referenciais do Estado.

Campos rupestres de altitude e cerrado compõem a cobertura vegetal nativa desta unidade de conservação. Nos fundos de vales ocorrem manchas de solos de aluvião, de maior fertilidade, sobre os quais se desenvolve exuberante mata pluvial altimontana, onde podem ser encontradas espécies como o pau-d'óleo, a sucupira, o ipê, o cedro, o jatobá, o ingá e a candeia, entre outras. Nos campos de altitude ocorrem espécies raras e endêmicas de orquídeas.

Uma fauna bastante rica relaciona-se com a diversidade florística e com os recursos hídricos. Dentre os animais, constantes da lista oficial de animais ameaçados de extinção, destacam-se a onça-parda e o lobo-guará.

Leandro Félix
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades