Parque do Rio Doce celebra preservação ambiental

A comunidade dos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, cidades que abrigam o Parque Estadual do Rio Doce, se reuniu na última semana em comemoração ao aniversário de 69 anos da unidade de conservação mais antiga de Minas Gerais. O evento foi marcado por celebrações eucarísticas, apresentações culturais e as tradicionais romarias ecológicas.

Durante a celebração, o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, destacou a importância da integração da comunidade com o Parque. “Estamos consolidando esforços para proteger a unidade de conservação de forma participativa”, disse.

A Romaria percorreu o mesmo trajeto utilizado por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, reconhecido com patrono do Parque. Chamado de bispo das matas virgens, Dom Helvécio teve as primeiras iniciativas no sentido de preservar a área do atual Parque Estadual do Rio Doce no início da década de 1930. Em 1944 a área tornou-se oficialmente Parque, o primeiro do estado.

A solenidade comemorativa, ocorrida na entrada do Parque, teve a participação de 1,5 mil pessoas e 650 cavaleiros. Além de celebração de missa, foi entregue uma homenagem do conselho consultivo às pessoas que colaboraram para preservação do parque.

Fotos: Thomaz Rocha – Ascom/ Sisema

Chegada das romarias no Parque Estadual do Rio Doce

O Diretor Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que administra o parque, Bertholdino Teixeira, destacou a importância da área protegida no contexto local. “O Parque Estadual do Rio Doce é um das principais unidades de conservação do IEF, seja no contexto histórico, seja na biodiversidade. Os funcionários e a comunidade são os principais parabenizados pelo aniversário”, disse.

Para o prefeito municipal de Marliéria, Geraldo Magela, há muitos motivos para comemorar. “Marliéria sente-se orgulhosa em abrigar o Parque. O aniversário deve sempre ser lembrado pela luta da comunidade da cidade para preservação da Unidade de Conservação. Temos que agradecer à equipe do IEF por conseguir aproximar a comunidade do parque”, afirma.

Autoridades presentes na cerimônia

Posse diretoria

Na ocasião, também foram empossados membros da diretoria da Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce que terão mandato no biênio 2013-2015. A Associação, criada em 2003, tem o objetivo de divulgar o valor ambiental , social e econômico do Parque Estadual do Rio Doce. A instituição foi considerada de Utilidade Pública pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e pela administração municipal das cidades de Marliéria, Timotéo e Dionisio.

A presidente da associação, Jaílma Soares, explicou como será feito o trabalho nos próximos dois anos. “A principal missão da instituição é ajudar na integração entre a comunidade e Parque. As nossas ações estão baseadas na educação ambiental da população”, afirma.

Reserva da Biosfera

O Parque Estadual do Rio Doce está situado na região do Vale do Aço a 248 km de Belo Horizonte. Abriga a maior área de Mata Atlântica contínua de Minas Gerais em seus 36.970 hectares. É considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). A unidade de conservação é um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Thomaz Rocha Ascom/ Sisema