Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Romarias Ecológicas mobilizam comunidade no entorno do Parque do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

No próximo sábado (13) serão realizadas, nos municípios de Marliéria e Timóteo, as tradicionais romarias ecológicas em comemoração ao 69° aniversário do Parque Estadual do Rio Doce. As celebrações têm como finalidade resgatar os fatos históricos e religiosos de meados do século XX, época da criação do Parque, em especial o esforço do Bispo Dom Helvécio para a consolidação da Unidade de Conservação. 

romaria 

As atividades visam, ainda, estimular à participação das comunidades do entorno na proteção da Unidade de Conservação. Situada na região no Vale do Aço, o Parque foi a primeira unidade de conservação criada em Minas, no dia 14 de julho de 1944. 

Além das romarias, haverá a posse da Diretoria da Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce e homenagem do Conselho Consultivo da unidade aos ex-conselheiros e membro da comunidade que contribuíram para a conservação e preservação da biodiversidade da região. 

 Para o gerente da unidade de conservação, Vinícius Moreira, o evento servirá para fortalecer a ligação da comunidade com unidade de conservação. “O parque nasceu de um esforço coletivo da população local em proteger o remanescente de mata atlântica. Sem dúvidas, nossos vizinhos têm papel importante na gestão do parque”, comenta Moreira. 

Reserva da Biosfera

O Parque Estadual do Rio Doce está localizado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo e abriga a maior área de Mata Atlântica contínua de Minas Gerais em seus 36.970 hectares. É considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). 

A unidade de conservação é um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais, gerenciados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Confira a programação: 

Timóteo:
13/07 - Alvorada Banda Santa Cecília e concentração dos cavaleiros na igreja São Sebastião (5h30); início da Romaria Ecológica (6h); 1ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, na comunidade de Cava Grande (7h30); 2ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, plantios de mudas em frente a igreja da comunidade de Santo Antônio da Mata (8h40); encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo no entroncamento de entrada do Parque Estadual do Rio Doce (11h).

Marliéria:
13/07 - Corporação musical Lira São José de Jaquaçu/MG na Praça JK (Alvorada) (6h); início da Romaria Ecológica na Igreja Matriz (6h30). 1ª Parada da Romaria Ecológica no Pico Jacroá, reflexão sobre o lema “Juventude e Fraternidade” e benção aos cavaleiros e plantio de mudas nativas (8h); 2ª Parada da Romaria Ecológica na Fazenda Juca de Nelson (9h); Benção aos cavaleiros na Igreja da comunidade de Santa Rita (10h30); Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo na entrada do Parque (11h); Chegada ao Parque Estadual do Rio Doce. Liturgia Eucarística e recondução da imagem de Nossa Senhora da Saúde à Capela. Entrega de moção do Conselho Consultivo do PERD e posse da Diretoria da Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce. (11h10).

Serviço:
Romaria Ecológica em Comemoração ao 69° Aniversário do Parque do Rio Doce
Data: 13/07
Local: Parque Estadual do Rio Doce - Marliéria, Dionísio e Timóteo

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades