Simulado prepara regional Centro Sul para combate a incêndios florestais

A Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos (DPIFE/Semad), realizará na próxima quarta-feira (19/06), a partir das 8h, um Simulado de Combate a Incêndio Florestal a fim de dar prosseguimento ao Plano de Ação 2013.

O trabalho reproduzirá todas as condições de um combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte e que exija a participação da Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O evento acontecerá em Itabirito, no Monumento Natural da Serra da Moeda, regional Centro Sul e contará com a participação da gerente da unidade de conservação, supervisores regionais, coordenadores de áreas protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), funcionários, brigadistas e parceiros locais.

A unidade de conservação Serra da Moeda abrange os municípios de Itabirito e Moeda, possuindo uma área total de 2.372,5572 ha. Dentre as atividades previstas para a realização do simulado estão: aviso de moradores do entorno, por telefone, sobre a ocorrência de fogo na unidade de conservação; acionamento das equipes de combate; extinção dos focos; desmobilização e avaliação da atividade.