Posse de Conselho consolida caráter participativo em unidades de conservação

Os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra de Ouro Branco e do Monumento Natural Estadual de Itatiaia tomaram posse nesta segunda (27/05) para o biênio 2013-2015. Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Ouro Branco, 34 conselheiros foram empossados, representando organizações públicas, privadas e civis.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Conselho Consultivo tem, entre outras atribuições, a função de se esforçar para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a unidade, além de buscar a integração da unidade de conservação com a sociedade, demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com o seu entorno, garantindo o seu caráter participativo.

O mandato do conselheiro é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse público. Fazem parte do Conselho, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas.

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, destacou a importância da formalidade do evento, que simboliza o início de uma parceria entre o IEF, a comunidade e as unidades de conservação: “Esse momento possui uma grande relevância, porque significa que a partir de agora é o conselho quem orienta qual o melhor caminho a ser seguido na preservação dessas unidades”, afirmou.

ourobranco2

Bertholdino Teixeira, ao centro,  destaca a importância do conselho consultivo.

O diretor também enfatizou o papel do conselho na proteção do Parque Estadual Serra de Ouro Branco e do Monumento Natural Estadual de Itatiaia e o trabalho do IEF no desenvolvimento dessas duas unidades: “Parque criado, conselho formado e plano de manejo contratado. O próximo passo é trabalhar o uso público da unidade de conservação”, comentou.

As unidades de conservação

O Parque Estadual Serra de Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia foram criados em 2009 e estão localizados nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto e, juntos, protegem cerca de 11 mil hectares em uma área de grande importância biológica e, ao mesmo tempo, extremamente frágil.

O Parque possui cerca de 7,5 mil hectares de área e está inserido na zona sul da Serra do Espinhaço. Sua cobertura vegetal é variada, constituída por campos rupestres e de altitude, além de importantes remanescentes de mata atlântica. Já o Monumento Natural Estadual de Itatiaia possui uma área de cerca de 3,2 mil hectares e representa as memórias de uma comunidade do século XVII e início do século XVIII que viveu na região. Nesta área encontram-se vários marcos históricos que se destinavam ao transporte de passageiros e cargas entre Vila Rica (atual Ouro Preto) e o Rio de Janeiro.

As duas unidades reforçam o conjunto de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais que já possui o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica Estadual do Tripuí, a Floresta Estadual do Uaimii e a APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas.