Oficina em Uberlândia discute programas para proteção da biodiversidade

Começou nesta quarta-feira (22/05), em Uberlândia, a VI Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. As oficinas, coordenadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), têm como objetivo colher subsídios para a elaboração de um instrumento de gestão pública para proteção da biodiversidade em Minas Gerais, ouvindo representantes de diversos segmentos da sociedade.

A oficina, realizada por Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos UPGRH), reúne representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs), universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. Durante dois dias os grupos trabalharão na elaboração de uma matriz de planejamento, levantando os principais problemas e propondo diretrizes e programas para a região das sub-bacias dos rios Paranaíba e Grande.

O diretor-Geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, ressaltou na abertura dos trabalhos, a responsabilidade dos atores envolvidos no processo de construção do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. “A oficina em Uberlândia é muito simbólica, tendo em vista o déficit enfrentado pela região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com relação à biodiversidade, e, por isso, é importante nesse momento discutir os problemas da região”. O diretor frisou também que “as oficinas é que vão nortear o IEF e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nas ações que serão desenvolvidas nos próximos anos”.

reportagem 2 1
O diretor-Geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, na abertura dos trabalhos

Grupos de Trabalho
Os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos, de acordo com o interesse ou trabalho realizado por eles. Os grupos de trabalho apontam os problemas e apresentam as propostas de diretrizes e programas dentro dos temas: investigação científica e linhas de pesquisa, conservação da biodiversidade, agrobiodiversidade, sociobiodiversidade e temas transversais, preenchendo a matriz de planejamento. No segundo dia de trabalho as matrizes elaboradas pelos cinco grupos serão validadas e reunidas no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013.

A oficina regional continuará nesta quinta-feira (23/05), no Porto Bello Palace Hotel, localizado na Av. João Naves de Ávila, 3685, Bairro Santa Mônica, em Uberlândia. As próximas oficinas estão previstas para acontecer em Governador Valadares, Teófilo Otoni e Varginha, culminando na Oficina Estadual prevista para setembro de 2013.

reportagem 1 1

A oficina de Uberlândia reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade

Construção do Plano
A proposta de construção do Plano contempla três fases. Na primeira foi realizado um panorama da biodiversidade em Minas. O documento foi elaborado com base em artigos e textos redigidos por pesquisadores e colaboradores convidados e está sendo utilizado como balizador para as oficinas.

O panorama é composto por oito capítulos, que trazem características como conhecimento sobre riqueza, diversidade das espécies, conservação e utilização sustentável dos componentes da biodiversidade, ameaças, monitoramento e mitigação de impactos sobre a biodiversidade, recursos genéticos, conhecimentos tradicionais, repartição de benefícios, educação ambiental, instrumentos jurídico e arranjos institucionais para a gestão da biodiversidade. Acesse o panorama aqui.

Na segunda fase foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades. Cada Secretaria de Estado participou apontando em suas ações e programas a interface existente com a biodiversidade. Na terceira fase estão sendo realizadas as oficinas participativas, a fim de levantar as diretrizes e programas que subsidiarão a construção do plano.

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. As informações sobre o Plano podem ser consultadas aqui.

Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).