Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Blitz alerta sobre perigo dos incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoverá nesta quinta (23/05) uma blitz de educação ambiental na BR 040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A atividade tem o objetivo de sensibilizar os motoristas para evitarem condutas que possam gerar fogo em beira de estradas e causar incêndios florestais. 

A blitz será realizada das 8 às 12 horas no bairro Jardim Canadá, região inserida na Área de Proteção Ambiental Sul (APA Sul), que abrange 13 municípios: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Ibirité, Itabirito, Mário Campos, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara. A atividade tem apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Associação de Defesa do Ambiente (Amda). 

Segundo o gerente da APA Sul, Luiz Roberto Bendia, a blitz irá orientar os motoristas sobre os gestos que podem provocar incêndios florestais. “Na ação, iremos distribuir material educativo para orientar os motoristas sobre as consequências do fogo na natureza”, explica. “Pretendemos preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade”, completa. 

A APA-Sul possui cerca de 163 mil hectares e está inserida em duas bacias hidrográficas: Velhas e Rio Paraopeba, que compõe o Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e a do Rio Piracicaba, braço da Bacia do Rio Doce. Os recursos hídricos existentes na área são importantes para o abastecimento da RMBH, além da proteção da fauna e flora. 

A região possui ainda três outras unidades de conservação estaduais: o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e as Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos.

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades