Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficina em Montes Claros subsidia elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, nos dias 03 e 04 de abril, em Montes Claros, a IV Oficina Regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção Biodiversidade. O objetivo do Plano é elaborar um instrumento de gestão pública, apontando as particularidades e propondo diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. A IV oficina acontece no Bonjuá Hotel Fazenda, localizado na BR 251, Km 518, na zona rural de Montes Claros, a partir das 8h.  

Estarão reunidos representantes de Ongs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. As propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). 

O Plano está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Todas as 19 secretarias foram ouvidas e puderam contribuir, diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos de suas ações, que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais. As oficinas contam com o envolvimento de diversos setores da sociedade.

Até o final do primeiro semestre de 2013 serão realizadas dez oficinas em todo o Estado. As três primeiras aconteceram em Divinópolis, Caetanópolis e Diamantina. A definição dos locais das atividades leva em conta as bacias hidrográficas do Estado.
A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. Os documentos elaborados até o momento estão disponíveis no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades