Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Simulação antecipa trabalho de combate a incêndio florestal no Norte de Minas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza na próxima quarta-feira (20/03), o primeiro de oito Simulados Operacionais de Combate a Incêndios Florestais que serão realizados nas unidades de conservação de Minas. O treinamento acontecerá no Parque Estadual de Serra Nova, no município de Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado.  

O trabalho reproduzirá todas as condições de um combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte e que exija a participação da Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).  

A atividade envolverá representantes de todas as instituições envolvidas na Força-Tarefa e todos os equipamentos empregados no combate ao fogo, incluindo dois helicópteros. Um dos principais objetivos do simulado é testar a aplicação do Sistema de Comando de Operações que permite que, durante a operação real, cada um execute da melhor forma possível sua missão no combate ao incêndio florestal. 

O Parque Estadual de Serra Nova é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), possui 12.658,29 hectares e está inserido nas serras Geral e do Espinhaço. A unidade de conservação abriga diversas nascentes, entre elas a do ribeirão São Gonçalo e dos rios Ventania e Ladim. Em 2012, a unidade de conservação sofreu com 18 incêndios florestais que atingiram 5,9 mil hectares.  

A realização dos simulados em Minas Gerais teve início em 2012 e a atividade foi incorporada ao trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. Até julho, serão realizados oito exercícios do tipo em unidades de conservação estaduais (veja cronograma no quadro abaixo). 

Simulados Operacionais de Combate a Incêndios Florestais:

 

Local  Data

PE. Serra Nova

 20.03

APA Cochá e Gibão e Pandeiros

 03.04

APA Serra do Sabonetal

24.04
PE. Grão Mogol  29.05
Itacolomi PE.  07.06
APA SUL (MN. Serra da Moeda) 19.09
PE. Caminho dos Geraes  26.06
APA das Águas Vertentes  03.07





 

 
 


 

 
 


 


 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades