Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Posse de conselheiros amplia participação popular no Parque do Sumidouro

PDFImprimirE-mail

Os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Sumidouro no biênio 2013-2014 iniciaram seus mandatos nesta quarta-feira (13/03). Em solenidade realizada no Museu Peter Lund, cujas instalações estão localizadas dentro do parque, 54 conselheiros foram empossados, representando organizações públicas, privadas e populares. 

O Parque Estadual do Sumidouro está localizado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), organização que faz parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A unidade de conservação integra a Rota das Grutas Peter Lund, sendo uma das mais procuradas pelos turistas. Em 2012 recebeu cerca de 38 mil visitantes.  

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração do parque com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno. Compõem o colegiado, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas.  

posseconselhosumidouro

Os 54 integrantes do conselho consultivo do Parque Estadual do Sumidouro tomaram posse no Museu Peter Lund

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, destaca a importância do conselho na proteção do Parque Estadual do Sumidouro. “A participação das comunidades que convivem com o Parque é fundamental na gestão da unidade de conservação”, destacou.  “O Sumidouro é uma das unidades de conservação prioritárias no planejamento do IEF para regularização fundiária”, afirmou.  

A conselheira Nilza Divina da Costa Ferreira, diretora da Escola Estadual do Quinta do Sumidouro em Pedro Leopoldo, integra o colegiado desde sua criação em 2007. Ela reforça a necessidade de inserir ainda mais a comunidade na gestão da unidade de conservação. “É preciso motivar as pessoas a preservar”, disse.

 O presidente da Associação Movimento Lagoa Viva, Juscelino Luiz Ribeiro, observou que o Parque tem enormes desafios, como a revitalização da Lagoa do Sumidouro. “Temos dois anos de trabalho pela frente para esclarecer a comunidade sobre a importância do Parque”, destaca. 

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980 e possui cerca de 3,3 mil hectares de área. A unidade de conservação está inserida na região do Carste Lagoa Santa. No Parque são encontrados cerca de 170 sítios arqueológicos históricos e pré-históricos e cavernas, com destaque para a Gruta da Lapinha, uma das mais visitadas do Estado.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades