IEF empossa conselheiros de Monumento Natural localizado em Milho Verde

A reunião da primeira formação do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio aconteceu nesta terça (23/10), quando os integrantes tomaram posse em solenidade realizada no distrito de Milho Verde, no município do Serro. A unidade de conservação foi criada em 2011 para proteger o patrimônio natural existente na região do Alto Jequitinhonha, inserida na Serra do Espinhaço.

Os 23 conselheiros cumprirão o mandato entre 2012 e 2014 e representam, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra a unidade de conservação, a Prefeitura de Serro, bem como órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (Ongs), universidades, sindicatos e comunidades do entorno. O Conselho é um fórum de discussão compartilhada dos problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e seu entorno.

possemilhoverde_23102012
A conselheira Wanda Santos, da Associação Comunitária de Milho Verde, assina o livro de posse

Na solenidade, o diretor geral do IEF, Marcos Ortiz, que administra a unidade de conservação, observou que o trabalho do Conselho Consultivo é uma experiência de gestão territorial. “A gestão ambiental tem de ser coletiva, não só nas áreas protegidas, mas também em outras questões, como a disposição adequada de resíduos”, disse.

O prefeito de Serro, Guilherme Simões Neves, destacou que o trabalho desenvolvido pelo IEF tem conseguido sucesso em conciliar desenvolvimento e conservação ambiental, sensibilizando os moradores do distrito. “Cada casa e cada família de Milho Verde e do Serro está disposta a comemorar o sucesso da unidade de conservação”, afirma.

Importância
O Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio foi criado para garantir a proteção de uma área de 2,2 mil hectares de áreas de grande importância ecológica e paisagística localizadas em Milho Verde. A unidade de conservação está inserida na Área de Proteção Ambiental Água das Vertentes e abriga grande quantidade de nascentes que abastecem as bacias dos rios Araçuaí, Doce e Jequitinhonha.

O gerente da unidade, Alex Luiz Amaral Oliveira, relata que uma das principais ações desenvolvidas no primeiro ano de vida da unidade de conservação foi de mapear as questões que afetam a conservação da região, como o turismo desordenado. “Em 2012, contabilizamos o número de visitantes durante o Carnaval”, observa. “De posse das informações mais detalhadas sobre os aspectos que influenciam diretamente o Monumento, poderemos realizar, com o apoio decisivo do Conselho Consultivo um trabalho mais eficiente para a conservação de Milho Verde”, avalia.

A primeira reunião do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio será realizada no dia 30 de outubro.