Oficina aponta diretrizes e programas para a conservação da biodiversidade

Terminou nesta quarta-feira (10/10) a II Oficina para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O encontro, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), ouviu os diversos segmentos da sociedade a fim de apontar diretrizes e programas que subsidiarão a elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade em Minas Gerais. A oficina aconteceu no Maquiné Park Hotel, em Caetanópolis e reuniu 70 representantes de Ongs, universidades, sindicatos, setor produtivo, instituições públicas e privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais.

A vice-diretora do IEF, Adriana Francisca da Silva, avaliou a realização das oficinas como primordial para a construção do Plano. “O ganho do Estado com a promoção de oficinas participativas é muito grandes, pois temos a oportunidade de compartilhar as experiências dos vários atores envolvidos nas discussões”, disse. Ela frisou também que “é importante que a sociedade entenda que o Plano não é somente do Estado, mas de toda a sociedade, sendo uma ferramenta de gestão tanto no plano estadual quanto na esfera municipal, facilitando a promoção de diretrizes e programas para o uso sustentável e proteção da biodiversidade”.

Os grupos de trabalho foram divididos em cinco temas específicos: investigação científica e indução de linhas de pesquisa; conservação da biodiversidade; agrobiodiversidade; sociobiodiversidade e temas transversais. Foram diagnosticados pelos participantes cerca de 50 problemas nas bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, alvo da II Oficina, identificando, propondo e sugerindo soluções para cada problema, ameaça ou dificuldade apontada.

dsc08917
Os grupos de trabalho foram divididos em cinco temas
dsc08921
Equipe visualiza tema para discussão
dsc08912
Grupo de trabalho discute soluções para problema, ameaça ou dificuldade apontada

Avaliação positiva
A diretora de Extensão e Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Ana Luiza Dolabela Mazzine, que participou da oficina de temas transversais, avaliou como muito positiva as discussões do grupo. “A oficina foi muito participativa e os temas apresentados foram de grande relevância. A educação ambiental foi trabalhada dentro da visão de prevenção, integrada às diversas ações relacionadas aos temas debatidos, como por exemplo, o combate aos incêndios florestais, turismo, comunicação, regularização fundiária, dentre outros”, frisou.

No final dos trabalhos o texto foi aprovado em plenária por todos os participantes. Após consolidação as matrizes elaboradas na II Oficina serão disponibilizadas no site do IEF.

A próxima oficina acontece no município de Diamantina, regional Alto Jequitinhonha, nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições já podem ser feitas pela internet, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

As propostas e diretrizes elaboradas nas oficinas serão reunidas no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013, quando será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).