II Oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é realizada em Caetanópolis

Começou, nesta terça-feira (09/10), a II Oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O encontro, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), acontece nos dias 9 e 10 de outubro, no Maquiné Park Hotel, em Caetanópolis. Cerca de 70 representantes de Ongs, universidades, sindicatos, setor produtivo, instituições públicas e privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais participam das oficinas.

O objetivo é ouvir os diversos segmentos a fim de apontar e integrar as informações já existentes sobre a biodiversidade em Minas Gerais e propor diretrizes para a conservação e uso sustentável da natureza e dos recursos naturais no Estado. “A construção de um Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, realizado de forma participativa e envolvendo diversos setores da sociedade é muito importante para o IEF, pois vem ao encontro da nova linha de gestão assumida pelo Instituto”, ressaltou a vice-diretora Adriana Francisca da Silva.

dsc08883
Cerca de 70 representantes de Ongs, universidades, sindicatos, setor produtivo,
instituições públicas e privadas,
cooperativas, associações e comunidades tradicionais participam das oficinas

dsc08877

Para a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Rita Scotti, a proposta de construção do plano, de forma coletiva, é desafiadora. “Esse é um momento muito sério, pois vivemos um paradoxo. Por um lado, a intensa perda da biodiversidade e por outro uma legislação bastante rígida inclusive com relação a outros países, por isso, a proposta hoje é descobrirmos como daremos essa resposta de preservação à biodiversidade, com proposição de soluções efetivas para o Estado de Minas Gerais”, ressaltou.

A diretora de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade do IEF, Cláudia Simeão, frisou que o objetivo do Plano Estadual é elaborar um instrumento de gestão pública, assegurando a conservação e a proteção da biodiversidade. “No nível estadual, Minas Gerais é o primeiro a construir um Plano de Proteção à Biodiversidade. Esperamos que as oficinas possam, então, levantar ações e programas que subsidiem a realização de políticas públicas efetivas”, frisou.

Grupos
No primeiro dia de atividades os participantes foram divididos em cinco grupos conforme a experiência vivida pelo representante. Os grupos de trabalho foram denominados em investigação científica e indução de linhas de pesquisa; conservação da biodiversidade; agrobiodiversidade; sociobiodiversidade e temas transversais.

dsc08907
No primeiro dia de atividades os participantes foram divididos em cinco grupos
conforme a experiência vivida pelo representante

Cada grupo levantou os problemas, ameaças e dificuldades identificadas dentro do tema proposto. Ao final do segundo dia de trabalho será gerada uma matriz que conterá a identificação do problema, ameaça ou dificuldade; a proposta de como solucioná-los e a apresentação de como atingir as soluções.

As propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Para a realização das oficinas foi feita uma divisão por bacia hidrográfica. No total, serão realizadas dez oficinas regionais, sendo que quatro delas em 2012. Os interessados em participar da oficina podem se inscrever pelo endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

Construção do Plano
A proposta de construção do Plano contempla três fases. Na primeira fase foi realizado um panorama da biodiversidade em Minas. O documento foi elaborado com base em artigos e textos redigidos por pesquisadores e colaboradores convidados e será utilizado como balizador para as oficinas.

O panorama é composta de oito capítulos, que trazem características como conhecimento sobre riqueza, diversidade das espécies, conservação e utilização sustentável dos componentes da biodiversidade, ameaças, monitoramento e mitigação de impactos sobre a biodiversidade, recursos genéticos, conhecimentos tradicionais, repartição de benefícios, educação ambiental, instrumentos jurídico e arranjos institucionais para a gestão da biodiversidade. O panorama está disponível no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

Na segunda fase foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades. Cada Secretaria de Estado participou apontando em suas ações e programas a interface existente com a biodiversidade. Na terceira fase estão sendo realizadas oficinas participativas, a fim de levantar as diretrizes e programas que subsidiarão a construção do plano.

Oficinas do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

Divinópolis