Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficina reúne sociedade de Divinópolis na busca de propostas para conservação da biodiversidade

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) iniciou nesta terça (25/09), em Divinópolis, a primeira oficina regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade. A atividade reúne representantes de diferentes segmentos que irão elaborar um documento que integrará a versão final do trabalho, previsto para ser concluído em 2013.


A oficina é a primeira de 10 que serão realizadas em todo o Estado durante os anos de 2012 e 2013 para apontar e integrar as informações já existentes sobre a biodiversidade de Minas Gerais e propor diretrizes para a conservação e uso sustentável da natureza e dos recursos naturais.

foto
A oficina em Divinópolis contou com cerca de 70 participantes


Cerca de 70 representantes de organizações não governamentais, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais participam do trabalho em Divinópolis. “Nossa intenção é elaborar o plano de forma participativa, aglutinando os saberes científico, tradicionais e da experiência da gestão dos recursos naturais”, afirma o diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes, na solenidade de abertura. “Nessa atividade, iremos firmar um compromisso com a lei e com a vida”, completa.

O presidente da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), Gilson Soares, observa que o trabalho deve valorizar a questão do uso da terra, o que deve ser feito de forma mais inteligente. “Divinópolis, por exemplo, possui cerca de 50 mil lotes vagos na sua área urbana que só devem ser ocupados em 100 anos o que revela o quanto foi desmatado sem necessidade”, disse.

A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, Regina Grecco, observa que a região de Divinópolis possui uma experiência participativa importante com a elaboração do Plano Diretor da Bacia. “Cerca de três mil pessoas participaram da construção do documento que será também uma valiosa contribuição para o plano, já que biodiversidade está permanentemente ligada aos recursos hídricos”, observa.

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF.  O Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais, produto da primeira etapa de elaboração do Plano, está disponível na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br

A oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade prossegue nesta quarta (26/09), no auditório do JD Palace Hotel, na rua Rio de Janeiro, 137, Centro, com início às 8 horas.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades