Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF promove oficina em Divinópolis para elaboração do Plano de Proteção a Biodiversidade

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inicia, amanhã (25/09), a segunda fase do trabalho de elaboração do Plano Estadual de Proteção Biodiversidade. Nesta etapa, serão realizadas dez oficinas regionalizadas para apontar as particularidades e propor diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade.  A primeira oficina será em Divinópolis nos dias 25 e 26, no JD Palace Hotel - Rua Rio de Janeiro, 137, Centro -, com início sempre a partir de 8 horas. Estarão reunidos representantes de Ongs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. 

 

Os documentos elaborados nessas oficinas comporão, ao final, o documento do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre 2013, quando será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). Em 2012, serão realizadas quatro oficinas (veja quadro abaixo). 

O Plano será construído em três fases. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda serão levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades. Na última etapa, ocorrerá a elaboração das diretrizes para a conservação da biodiversidade com o envolvimento dos diversos setores da sociedade.  

Além disso, os produtos das pesquisas científicas, o conhecimento adquirido pelo monitoramento e a avaliação de cada fase implementada servirão de subsídio para um processo de revisão permanente desse instrumento.  

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF.  O Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais, produto da elaborado primeira etapa de elaboração do Plano, está disponível no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade 

 

Oficinas do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

Local

Data

Divinópolis

25 e 26 de setembro

Caetanopolis

09 e 10 de outubro

Diamantina

24 e 25 de outubro

Montes Claros

20 e 21 de novembro

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades