Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Governo de Minas inaugura Museu Peter Lund com acervo de fósseis cedidos pela Dinamarca

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas inaugura no dia 21 de setembro (sexta-feira) o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa. O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, aonde foi construído uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá fósseis descobertos por Lund na região cárstica de Lagoa Santa, cedidos pelo Governo da Dinamarca.  

A cerimônia contará com a presença do Governador Antonio Anastasia e do príncipe herdeiro da Dinamarca Frederik André Henrik Christian, que estará acompanhado da princesa Mary Elizabeth, em visita oficial ao Estado, além de outras autoridades. 

O acervo cedido pelo Museu de História Natural da Dinamarca é composto por fósseis que foram encontrados por Peter Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região cárstica de Lagoa Santa, cujas características geológicas favorecem o aparecimento de grutas e cavernas. 

O prédio que abrigará a sede do Museu Peter Lund possui 1.850m2 e pretende ser um espaço destinado a conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. Sendo assim, o Museu dispõe de duas salas exclusivas para que o visitante tenha conhecimento dos Planos de Manejo do Parque e Espeleológico; sala multiuso para projeção de filmes, realização de palestras e workshops; salas de exposição sendo um delas dedicadas especialmente destinada ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e  restauro de obras, café e loja.  

O Museu Peter Lund integra a ‘Rota das Grutas Peter Lund’, atualmente, um projeto estratégico intersetorial do Governo de Minas, realizado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, entre outras, além de parceiros externos. O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro turístico nacional e internacional, único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota das Grutas de Lund (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo) 

Museu de território 

Constituído por um roteiro de paisagens naturais, instituições culturais e marcos históricos este Museu evidência a importância desta área que inicia-se em Belo Horizonte, passa por Lagoa Santa, Sete Lagoa e termina em Codisburgo. A Rota das Grutas Peter Lund inclui o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Marco Zero),o túmulo de Peter Lund, Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (com suas grutas, lapas, lagoas e monumentos históricos), a Gruta de Rei do Mato, a Gruta de Maquine terminando no Museu Casa Guimarães Rosa. Em alguns desses locais, o naturalista dinamarquês realizou importantes pesquisas nas áreas de paleontologia, arqueologia e espeleologia.  

A região de Lagoa Santa é de importância inquestionável para o entendimento da vida no território americano. Suas inúmeras grutas propiciaram o desenvolvimento do estudo da espeleologia, paleontologia e arqueologia. Em suas pesquisas Lund encontrou fósseis de animais extintos, como preguiça gigante, tigre-dente-de-sabre, lhama, cavalo, tatu gigante, gliptodonte e mastodonte junto com fósseis humanos. Estes achados questionaram a teoria evolutiva terrestre dominante neste período. Charles Darwin cita suas pesquisas no livro “Teoria da Evolução das Espécies. 

As descobertas de Peter Lund 

Na região de Lagoa Santa, onde morou por 45 anos, o naturalista Peter Wilhelm Lund encontrou mais de 12 mil peças fósseis de espécies animais da Era Cenozóica, entre elas tigre-dente-de-sabre, tatu gigante, preguiça gigante, raposa e urso.  

Na mesma região, o naturalista encontrou vestígios do hominídio mais antigo que viveu na América Latina, que ficou conhecido como o “HOMEM DE LAGOA SANTA”. 

O trabalho realizado por Peter Lund contribuiu para que a região cárstica de Minas Gerais, que compreende a região de Lagoa Santa, ficasse mundialmente conhecida como importante campo de estudos para a paleontologia, arqueologia e espeleologia, em função do grande número de grutas e fósseis.  

Nesta região destaca-se o sítio arqueológico da Lapa Vermelha IV, em Pedro Leopoldo, onde em 1975, uma missão franco-brasileira, chefiada pela arqueóloga e professora francesa Annete Laming Emperaire, encontrou o crânio humano com idade aproximada de 11.500 anos. Estudado, entre outros pesquisadores, pelo professor, biólogo, arqueólogo e antropólogo, o mineiro Walter Neves, batizou o crânio de “Luzia” sendo este, o fóssil humano mais antigo das Américas. 

Serviço 

MUSEU PETER LUND / PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO
Ingresso: R$ 15,00 (quinze reais), que dá direito também à visitação na Gruta da Lapinha
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Telefone: (31) 3689-8592

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades