Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Romarias celebram aniversário da unidade de conservação mais antiga de Minas

PDFImprimirE-mail

Comemorações dos 68 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce se estenderão pelo mês de julho


A 19a Romaria Ecológica de Marliéria e a 9ª Romaria Ecológica de Timóteo serão realizadas no dia 14 de julho como ponto alto das comemorações dos 68 anos do Parque Estadual do Rio Doce. Localizado no Vale do Aço, foi a primeira unidade de conservação criada em Minas, no dia 14 de julho de 1944.

As celebrações têm o objetivo de resgatar os fatos históricos e religiosos do século XX, relembrando o esforço do Bispo Dom Helvécio para a criação do Parque e o fortalecimento da participação das comunidades do entorno na proteção dessa Unidade de Conservação.

O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção sudoeste do Estado, nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. Abriga a maior área de Mata Atlântica contínua de Minas Gerais em seus 36.970 hectares. É considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

A unidade de conservação é um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

 

Confira a programação

Dionísio:
07/07 - 17h
– 1° dia do tríduo com celebração na Igreja da Comunidade de Conceição de Minas, acompanhada pela imagem de Nossa Senhora da Saúde. Apresentação cultural “68 anos do PERD”.
08/07 - 19h – 2° dia do tríduo com celebração na igreja matriz de Dionísio, acompanhada pela imagem de Nossa Senhora da Saúde.
09/07 - 18h – 3° dia do tríduo com celebração na igreja da comunidade de Baixa Verde – Dionísio, acompanhada pela imagem de nossa senhora da saúde.
10/07 - 18h – Celebração na igreja da comunidade de Amoras, acompanhada pela imagem de nossa senhora da saúde.

Timóteo:
11/07 - 19h
– 1° dia do tríduo com celebração na igreja matriz de São Sebastião.
12/07 - 19h – 2° dia de tríduo com celebração na igreja matriz São Sebastião.
13/07 - 19h – 3° dia do tríduo com apresentação cultural “68 anos do PERD” e celebração eucarística na Igreja Matriz São Sebastião.
14/07 - Alvorada Banda Santa Cecília e concentração dos cavaleiros na igreja São Sebastião (5h30min); início da Romaria Ecológica (6h); 1ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, na comunidade de Cava Grande (7h30min); 2ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, plantios de mudas em frente a igreja da comunidade de Santo Antônio da Mata (8h40min); encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo no entroncamento de entrada do Parque Estadual do Rio Doce (10h).

Marliéria:
11/07 - 19h
– 1° dia de tríduo com apresentação cultural “68 anos do PERD” e celebração em ação de graças na igreja matriz.
12/07 - 19h – dia do tríduo com celebração em ação de graças na Igreja Matriz.
13/07 - 3° dia do tríduo com procissão luminosa até a Igreja Matriz (17h30min); celebração do sacramento e unção dos enfermos na Igreja Matriz (19h); chegada dos cavaleiros (20h).
14/07 - Corporação musical Lira São José de Jaquaçu/MG na Praça JK (Alvorada); início da Romaria Ecológica na Igreja Matriz (6h30min). 1ª Parada da Romaria Ecológica no Pico Jacroá, reflexão sobre o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” e benção aos cavaleiros e plantio de mudas nativas (8h); 2ª Parada da Romaria Ecológica na Fazenda Juca de Nelson (9h); Benção aos cavaleiros na Igreja da comunidade de Santa Rita (10h30min); Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo na entrada do Parque (10h45min); chegada ao Parque Estadual do Rio Doce (11h).

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades