IEF capacita profissionais das unidades de conservação estaduais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) capacitará, até o final de novembro de 2012, os 550 funcionários contratados em 2012 para reforçar as equipes das unidades de conservação (UCs) estaduais. Os profissionais receberão treinamento em temas que vão desde relações humanas até resgate e primeiros socorros.

“Estamos capacitando o pessoal para o atendimento ao público e para a melhor realização das atividades diárias”, explica a analista ambiental da Diretoria de Áreas Protegidas do IEF, Elaine Maciel Regis. “Apresentamos o que é o IEF, a missão do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e detalhamos a missão de cada participante no cotidiano”, completa.

A capacitação é realizada em Parques Estaduais que possuem estrutura para alojar funcionários de mais de uma UC no mesmo período. As atividades acontecerão em todos os 13 Escritórios Regionais do IEF. A distribuição foi feita em quatro lotes que englobam dois ou mais Escritórios Regionais.

Segundo o gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, João Carlos Lima de Oliveira, o curso ajuda a construir a identidade da instituição, além de promover o alinhamento de todos os funcionários das unidades de conservação do estado. “O curso é dinâmico e utiliza uma linguagem acessível a todos”, observa.

Serão capacitados 397 zeladores, 97 monitores operacionais, 10 guarda-vidas e 46 funcionários responsáveis por serviços gerais. “O treinamento é fundamental para garantir a preservação da biodiversidade do estado”, destaca o supervisor regional do IEF no Alto Jequitinhonha, Silvio Henrique Cruz de Vilhena.

Minas Gerais possui 299 unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, que garantem a proteção de cerca de 3 milhões de hectares de remanescentes dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.