Governo de Minas, por meio da Semad e do IEF, investe R$ 2,4 milhões em Centro de Referência para Mata Atlântica no Sul de Minas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) firmaram, na tarde desta quinta-feira (28), convênio de R$ 2,4 milhões com a Prefeitura Municipal de Pouso Alto. O Objetivo é criar o Centro de Referência Científica, Histórica e Cultural da Região da Mata Atlântica no Sul de Minas, que será usado para atividades educacionais, pesquisas sobre o bioma e trabalhos ambientais de ecoturismo.

O Centro de Referência funcionará no Solar dos Barões, casarão histórico do século 19, patrimônio histórico de Pouso Alto que passará por uma restauração e deve estar pronto para funcionamento em 2013. “Esse será um centro de referência da Mata Atlântica não só para Minas, mas para o Brasil, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica” destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães.

Segundo ele, essa é mais uma das importantes ações que vêm sendo desenvolvidas no Sul de Minas para desenvolvimento da região. “Constituímos, há pouco tempo, com o apoio da Fundação Matutu, o consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio para trabalharmos junto com a comunidade do entorno do Parque Estadual Serra do Papagaio”, ressalta. O consórcio, formado pelos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto é o primeiro consórcio público do Brasil voltado para o ecodesenvolvimento no entorno de uma unidade de conservação.

Magalhães afirma que o consórcio é muito importante na integração com as comunidades do entorno do Parque Estadual Serra do Papagaio. “Por estarem unidos em consórcio, os municípios vão poder trabalhar ações de ecodesenvolvimento com as comunidades locais que seriam inviáveis se fossem trabalhadas de forma isolada”, destaca. Para ele, o consórcio dá um grande exemplo que deve ser replicado em outras unidades de conservação mineiras.

Ainda de acordo com o secretário, o Governo vem adotando algumas iniciativas com base na ideia de integração com as comunidades do entorno das áreas protegidas. “Estamos revisando os limites das unidades de conservação de Minas Gerais, retirando pastos e incluindo florestas, exatamente para diminuir os conflitos com as comunidades locais. Na revisão dos limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio, sua área aumentou 8%”, explica.

Para o prefeito de Pouso Alto, Vicente Wagner Pereira, o Centro de Referência representa um marco histórico para o município. “Em sua história, Pouso Alto teve presenças marcantes, como a da Princesa Isabel e a do governador Juscelino Kubitschek. No ano passado, foi o governador Anastasia quem esteve lá e nos presenteou com essa ideia de transformar o casarão no Centro de Referência para esse bioma tão importante. Nosso trabalho, agora, será fazer com que ele sirva de modelo para outros municípios mineiros”, concluiu.