IEF e Prefeitura de São Lourenço inauguram Agência Avançada de Meio Ambiente

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Lourenço inauguram na próxima sexta-feira (22/06), a Agência Avançada de Meio Ambiente do município. A inauguração acontece às 10 horas na Via Ramom, 854 – ao lado da ponte do Rio Verde e da Motopista.

O espaço sediará, além do Escritório Regional do IEF, o 3º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente e o 3º Grupamento de Polícia Rodoviária Estadual. A união num mesmo espaço beneficiará o atendimento ao cidadão, além de proporcionar uma melhoria nas condições de trabalho dos servidores e maior eficiência na prestação de serviços.

Sul de Minas - O engenheiro florestal e supervisor do Escritório Regional Sul, Paulo Roberto de Lauro Silva, ressalta a importância da inauguração da Agência Avançada de Meio Ambiente em São Lourenço, com a prestação de serviços na área ambiental. “A inauguração dessa Agência é fruto de um trabalho de parceria entre pessoas, que transformam em realidade, não todos os sonhos que temos para a área ambiental, mas a nossa imensa vontade de trabalhar para vê-los realizados”, disse.

De acordo com Paulo Roberto, a Agência prestará, também, apoio a dois importantes Parques Estaduais na região, Serra do Papagaio e Nova Baden, além de executar todas as atribuições inerentes ao IEF. No Sul de Minas, o Instituto está representado por um Escritório Regional localizado em Varginha, quatro Unidades de Conservação, 15 Agências Avançadas de Meio Ambiente e 10 Viveiros Florestais.

Escritórios Regionais e atuação do IEF - Os Escritórios Regionais do IEF têm por finalidade planejar, supervisionar, orientar e executar, no âmbito da respectiva região, as atividades relativas à política florestal do Estado, à preservação da flora e da fauna, ao desenvolvimento sustentável da pesca e dos recursos naturais renováveis.

O IEF mantém sua atuação na região do Sul de Minas, com foco na proposição e execução das políticas florestais, de pesca e de aqüicultura sustentável. Ele é a autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pela preservação e conservação da vegetação; pelo desenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis; pela pesquisa em biomassas e biodiversidade; pelo inventário florestal e o mapeamento da cobertura vegetal do Estado. Além disso, administra as unidades de conservação estaduais e as áreas de proteção ambiental destinadas à conservação e preservação.