Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Exercício simula combate a grande incêndio florestal na Serra do Cabral

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizou, no dia 14 de junho, o quinto simulado operacional de combate a incêndios florestais na Serra do Cabral, na região centro-norte de Minas Gerais. O trabalho reproduziu todas as condições do combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte.

 
O Parque Estadual da Serra do Cabral está localizado na serra de mesmo nome, que faz parte da Cordilheira do Espinhaço. O Parque abriga muitas nascentes, entre elas a dos córregos Riachão Embaiassaia, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, respectivamente.
 

O exercício envolveu cerca de 90 pessoas, entre brigadistas voluntários e de empresas da região, integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar, por técnicos do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Todos os equipamentos habitualmente empregados no combate ao fogo foram utilizados, incluindo dois.
 

A unidade de conservação é ameaçada pelas queimadas no seu interior e no entorno. Em 2011, foram registrados doze ocorrências dentro do Parque que atingiram 2.059 hectares. Outros doze incêndios florestais aconteceram na zona de amortecimento da unidade de conservação, queimando 1.469 hectares. Em 2012, não foram registrados incêndios na unidade de conservação.
 

Este é o quinto de sete simulados a serem realizados em 2012. A atividade já foi realizada nos Parques Estaduais da Serra do Rola-Moça, Biribiri e Serra do Papagaio e na Área de Proteção Ambiental Serra de São José. Os próximos serão realizados no Parque Estadual da Serra do Intendente, localizado no município de Conceição do Mato Dentro, no dia 28 de junho, e na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros, no dia 6 de julho.
 

Biodiversidade
O Parque Estadual da Serra do Cabral foi criado em 2005 e possui área de 22.494,1728 hectares. A serra é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do rio São Francisco. A unidade de conservação briga importantes remanescentes de veredas, matas e cerrado. Na fauna destaca-se a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção.

 
O Parque Estadual da Serra do Cabral é um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais, administrados pelo IEF, órgão que integra o Sisema. Juntos, garantem a proteção de cerca de 474 mil hectares de remanescentes dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades