Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Evento sobre desenvolvimento sustentável marca Dia do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas, em parceria com a Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, promove, nesta terça-feira (05.06), Dia Internacional do Meio Ambiente, a segunda edição do seminário Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente. O objetivo do evento, que será realizado das 13h às 19h, no auditório do BDMG, localizado no bairro de Lourdes, região Centro Sul da capital, é orientar as empresas, por meio da apresentação de casos de sucesso, sobre como investir em meio ambiente e a importância desse investimento.

 

No seminário, que será aberto pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, serão assinados o Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens Plásticas Usadas de Óleos Lubrificantes e a Deliberação Normativa (DN) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) que estabelece a nova organização das Comissões Paritárias (Copas). Será apresentado, também, o Índice de Desenvolvimento da Política Pública de Meio Ambiente (IDPA).

Ainda na abertura, serão lançadas a terceira edição do Relatório de Sustentabilidade do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) 2010/2011, documento por meio do qual o órgão presta contas à sociedade a respeito de sua atuação e de suas práticas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e o SisemaNet, ferramenta de gestão ambiental do Governo de Minas.

Durante o evento, serão expostos sete casos de sucesso em políticas sustentáveis, entre eles, a Embaixada Verde, sobre o imponente edifício da Embaixada da Itália em Brasília, considerado uma obra sustentável, apresentado pelo embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. O assessor especial da Semad, Manno França, apresentará experiência de revisão de limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul de Minas.

Cidade Administrativa
Diversas ações estão previstas também na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Hoje, 04.06, o Coral da Cidade Administrativa Cidade em Canto fez uma apresentação, ao meio-dia, no térreo do prédio Minas. Amanhã (05.06), o Pelotão 193, do Grupo de Teatro de Corpo de Bombeiros, apresenta uma peça teatral às 12h30 no térreo do prédio Minas. O Pelotão 193 foi criado em 2003 com o lema “Bombeiros valorizando a vida através da arte”.

A trupe é formada por sete bombeiros militares, que se apresentam em teatros, escolas e empresas. O objetivo do trabalho é proporcionar um momento de descontração e ensinar dicas de prevenção de acidentes e boas práticas como convivência familiar e combate ao uso de drogas. O Pelotão 193 também desenvolve outras atividades, como visitas a creches e asilos.

Na quarta-feira (06.06), o público contará com a apresentação do grupo de teatro da SLU com a peça “O Lixo”. O grupo de teatro Até tu SLU é uma companhia de arte-mobilização. Apresenta peças de curta duração em que são abordados temas como a coleta seletiva e o combate ao desperdício, com o objetivo de despertar o indivíduo para as questões socioambientais. O grupo utiliza o humor e o improviso como instrumento de sensibilização para a importância do meio ambiente e da conservação da limpeza urbana na cidade.

Criado em 1993, o elenco básico do grupo é composto por estudantes de curso técnico de ator e Artes Cênicas e coordenado por atores. O figurino, baseado no uniforme laranja dos garis, é marca registrada do grupo, que busca valorizar o trabalhador da limpeza. Junto com a mobilização social, o grupo auxilia os serviços de limpeza urbana da cidade na medida em que informa e orienta a população sobre implantações e ampliações de coleta de lixo, de coleta seletiva, de mutirões de limpeza, etc.

De 04 a 06 de junho a Cidade Administrativa contará com a Exposição “Por um mundo melhor”. A exposição conta com produtos reutilizados, apresentados pela Futuarte; construção mais limpa, apresentado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obras de arte como materiais reaproveitáveis, apresentadas por Oceano Cavalcanti. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer também como funciona a bolsa de resíduos, além da exposição de uma maquete de energia, a realização de jogos pelo Programa Ambientação e apresentações do robô byte e do Bileco, mascote do Programa. As apresentações e exposições acontecem no túnel do prédio Minas e nas áreas externas dos prédios, além de contar com algumas intervenções em setores do Sisema.

Durante toda a semana, os servidores poderão também trazer peças eletroeletrônicas para serem colocadas nos coletores eletroeletrônicos, que serão montados no térreo dos prédios Minas e Gerais e no ponto de ônibus.

Ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente
O Sisema é responsável pelo Programa Qualidade Ambiental, Programa Estruturador inserido na Rede de Governo de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. O objetivo do programa é integrar a gestão ambiental na busca pela preservação, melhoria e recuperação ambiental, visando assegurar a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O Programa Qualidade Ambiental e composto por cinco Projetos Estratégicos: Redução e Valorização de Resíduos, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, Meta 2014, Revitalização das bacias do rio Doce, Paraobeba e outras bacias e desenvolvimento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos e o Projeto de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Feam - Responsável pelo Projeto Redução e Valorização de Resíduos, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) já comemora avanços na disposição adequada de resíduos sólidos urbanos. De 2003 a 2010 o percentual de população atendida com disposição adequada passou de 23% para 52%. No mesmo período o número de municípios que não utilizam lixões para disposição de resíduos sólidos passou de 30 para 542. Até 2010, 144 municípios implantaram a coleta seletiva. Com o Projeto, espera-se a redução e a valorização de resíduos com a implantação da coleta seletiva, além da inclusão sócio produtiva; a adequação da disposição dos resíduos sólidos urbanos; a implantação de práticas de produção sustentável e de pós-consumo (logística reversa) e a recuperação e reabilitação de áreas contaminadas e degradadas. O projeto contempla também estratégias para a redução de passivos ambientais; a disposição adequada de resíduos sólidos urbanos, dos serviços de saúde, da construção civil, eletroeletrônicos, industriais e da mineração e melhoria dos indicadores de qualidade ambiental.

O projeto para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, também desenvolvido pela Feam, visa possibilitar ao Estado um desenvolvimento econômico e social sustentável, com ênfase na diminuição das desigualdades sociais. Para isso, serão desenvolvidas ações como a consolidação e divulgação da plataforma para a declaração voluntária das emissões de gases de efeito estufa, além da mobilização e capacitação de usuários e criação e implantação de metodologia para a declaração dos dados. Os resultados obtidos com o Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa permitirá ao Estado quantificar as emissões por fonte, estabelecendo índices de emissão para os diversos usuários e setores econômicos, além de identificar ações de mitigação que poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas.

Será encaminhado também à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), anteprojeto de Lei para a Política Estadual de Mudança do Clima. Outra ação é a identificação e quantificação, em termos econômicos, dos principais impactos das mudanças climáticas na economia das 65 microregiões estaduais. Somente para este Projeto estão previstos investimentos de R$ 45 milhões.

Semad – Dada a importância econômica da região metropolitana de Belo Horizonte e o nível de degradação da bacia do rio das Velhas, o Projeto Meta 2014 torna-se fundamental para que possam ser desenvolvidas ações, visando à conservação, preservação e recuperação dos padrões de qualidade da água da bacia.

O Projeto prevê até 2015, ações para a despoluição da Lagoa da Pampulha; a erradicação de lixões nos municípios da calha do rio; a recuperação de áreas ambientalmente degradadas; a redução da poluição difusa; a adequação dos sistemas de segregação e tratamento de efluentes líquidos gerados pelas oficinas mecânicas; a implantação de metodologia para controle do descarte dos resíduos recolhidos de caminhões limpa-fossa; a preservação das áreas de grande importância ecológica do rio das velhas; a ampliação do tratamento de esgoto coletado e tratado, possibilitando o enquadramento do rio das Velhas em Classe II, o que permitirá nadar e pescar no rio das Velhas em sua região metropolitana. Para esse Projeto estão previstos cerca de R$ 500 milhões.

Igam - O Índice de qualidade das Águas (IQA) aponta condições críticas de qualidade em algumas regiões de Minas Gerais, destacando-se as bacias dos rios Pará, Paraopeba, Mogi-Guaçu/Pardo e Piracicaba. Nessas bacias, os valores da média anual do IQA indicaram, em 2010, 3% dos resultados medidos como "“ Muito Ruim “", 19% como "“ Ruim “", 73% como "“ Médio “" e apenas 5% como "“ Bom “". Diante disso, o Estado propôs o Projeto de Revitalização das bacias do rio Doce, Paraopeba e outras bacias e desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.

Para alcançar os resultados esperados serão implantadas obras de tratamento de esgoto em áreas de concessão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), além do desenvolvimento do sistema de informação e a implantação da cobrança pelo uso da água nas Unidades de Planejamento e municípios qualificados para a gestão ambiental de recursos hídricos.

Outras ações como a elaboração de projetos executivos de esgotamento sanitário para as localidades fora da área de concessão da Copasa, com a realização de parcerias e convênios e o desenvolvido do Plano para incremento do percentual de tratamento de esgotos sanitários para as Bacias do Piracicaba, Pará, Mogi-Guaçu/Pardo, que identificará as necessidades de projetos e obras, direcionado as ações prioritárias para cada bacia, estão contemplados. Serão realizadas, também, capacitações e mobilizações de gestores municipais, colegiados, produtores rurais e população residente nas bacias hidrográficas; a implantação de redes hidrometeorológicas e de módulos de cadastro e de cálculo de cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

IEF - O Projeto Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, desenvolvido pelo Instituto Estadual de florestas (IEF), pretende promover a conservação e recuperação desses biomas, com ações de fomento florestal, revegetação de áreas degradadas e implantação de sistemas agroecológicos e agroflorestais, proporcionados com o pagamento por serviços ambientais. As ações desenvolvidas pretendem também ampliar as áreas protegidas no Estado.

Para conservar e recuperar os biomas do Estado, de forma a garantir a proteção à biodiversidade e às paisagens naturais, o projeto pretende interligar 50 mil hectares de fragmentos de cobertura vegetal nativa, em corredores ecológicos.

Será elaborado, em parceria com o Ministério Público (MP) um projeto para orientar o cercamento de 764 km da margem do Rio São Francisco. Outra ação é a implantação dos bosques modelo do Pandeiros e da Serra da Mantiqueira, mobilizando produtores e estabelecendo parcerias com as entidades representativas dos produtores.

Outra ação é a elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade, que será construído em três fases: realização de panorama da biodiversidade do Estado; levantamento das questões transversais, desafios e oportunidades e elaboração de um plano de ação para a conservação da biodiversidade, com o envolvimento dos diversos setores da sociedade.

Estão previstos também a elaboração de planos de manejos, projetos executivos de infraestrutura mínima, licitação e realização de obras de infraestrutura em parques estaduais, priorizando a Copa 2014; a elaboração de planos de instrumentos de pagamento de serviços ambientais; a implantação de sistema integrado de informação sobre biodiversidade, agregando informações tanto do licenciamento quanto das coleções biológicas e a implantação de corredores ecológicos, realizada por meio do mapeamento e da identificação de áreas em diferentes biomas do Estado.

Programa Destino Minas - Além do Programa Qualidade Ambiental, o Sisema possui também um Projeto inserido no Programa Destino Minas, gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo. O Projeto Rota das Grutas Peter W. Lund, pretende estruturar um Roteiro Turístico Ambiental, envolvendo o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Belo Horizonte), as Grutas Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo), Rei do Mato (Sete Lagoas) e o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa/Pedro Leopoldo) até a Copa do Mundo de Futebol 2014.

O projeto prevê a implantação de exposições temáticas com identidades singulares do que cada gruta representa, lanchonetes, auditórios, escritório para administração, ecolojas, sanitários, guarda-volumes, bilheteria, nos Receptivos Turísticos de cada Unidade de Conservação. Ele proporcionará, por meio da modernização das Unidades de Conservação, a oportunidade de crescimento das comunidades locais, promovendo a inserção e a geração de emprego e renda.

No interior
Mais de 160 atividades em cerca de 40 municípios marcarão o Dia Mundial do Meio Ambiente pelas diversas unidades do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em toda Minas Gerais. Atividades de sensibilização e educação ambiental serão realizadas pelas equipes dos Escritórios Regionais e Agências do IEF, além de unidades de conservação e viveiros. Em muitos locais, as comemorações tiveram início no final de maio e prosseguirão esta semana. Serão realizadas atividades como blitz, palestras em escolas, distribuição de mudas, exposições, mostra de filmes, além de visitas técnicas a Parques e outras unidades de conservação estaduais.

PROGRAMAÇÃO

Regional IEF Alto Jequitinhonha
Diamantina
05/06
- Manhã e Tarde: Apresentação do filme ‘Wall-E’ no Teatro Municipal.
06/06 – Manhã: Mesa-redonda com o professor Claudenir Fávero (UFVJM) com o tema ‘Perspectivas e Desafios das questões ambientais na região de Diamantina’. No refeitório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Diamantina.

Tabuleiro, distrito de Conceição do Mato Dentro
05/06 - Às 10h30 e as 15h30, na escola. Apresentação de Cine-Ecológico, às 19 horas, na Igreja.
06/06 - Palestra às 9 horas e oficina de criação de cata-vento a partir de garrafa pet, às 15h30, na escola. Às 19 horas, apresentação de Cine-Ecológico na Igreja.
07/06 - Às 9 horas, oficina de criação de pipa e, às 13 horas, palestra de Educação Ambiental, na escola. Às 19 horas, Cinema na Praça.
08/06 - Campeonato de pipa e Salão de Pedras.

São Gonçalo do Rio Preto
05/06
- Programa especial na rádio comunitária do Rio Preto sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, enfocando a importância do Parque Estadual do Rio Preto na conservação dos mananciais e as perspectivas de sustentabilidade ecológica e social, o ICMS Ecológico e a educação ambiental.
09/06 - 4º Passeio Ciclístico do Parque Estadual do Rio Preto, com caminhada ecológica e mutirão de limpeza.

Milho Verde, distrito de Serro
06/06
- Palestras nas Escolas do município de Serra Azul de Minas, com os temas importância das unidades de conservação, em especial da APA Águas das Vertentes, água e prevenção de queimadas.

Minas Novas
06/06, 21/06 e 28/06 - Palestra ‘Escola e a preservação ambiental’ em escolas públicas do município

Regional Noroeste
Paracatu

05/06 - Blitz educativa e distribuição de mudas nativas
06/06 - Blitz educativa e distribuição de mudas nativas

Arinos
05 e 06/06
- Visita de alunos de escolas do município ao Viveiro do IEF
05/06 - Palestras sobre conservação do meio ambiente em escolas do município.
Alunos do ensino fundamental e ensino médio
06/06 - Palestra ‘Conservação, recuperação de áreas degradadas e proteção ao meio ambiente’ para pequenos produtores rurais de assentamentos e de associações comunitárias locais.
06/06 - Palestra com o tema ‘Cerrado’ para alunos de escolas do município.
15/06 - Limpeza dos mananciais da Vereda Vaca
16/06 - Gincana com o Tema-Central Economia Verde envolvendo escolas do município.
17/06 - Passeio ciclístico no Centro Cultural de Arinos.

Unaí
05/06 - Distribuição de Mudas para arborização rural, no Assentamento dos Cupins.
06/06 - Distribuição de Mudas para arborização rural, na Escola Municipal Vila Rosa.

Regional Centro-Sul
Ibertioga

06/06 - Palestras para alunos de 5ª a 8ª série de escolas públicas do município.

Itabira
06/06 - Passeio Ecológico com visita ao memorial Carlos Drumond de Andrade
05 e 06/06 - Oficinas sobre técnicas de cultivo, cuidados com orquídeas, plantio de mudas e cuidados com a água em escolas públicas do município e no Parque Municipal Mata do Intelecto.

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto
05/06 - Blitz ambiental na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.
06/06 - Apresentação de desenho animado educativo e realização de oficina de desenho com temas do Meio Ambiente para alunos com até seis anos de escolas públicas do município.

Belo Horizonte
05/06 - Atividade na praça principal do Bairro Serra Verde, entre 9 e 16 horas, com tendas temáticas sobre a questão ambiental, com a realização de jogos educativos, palestras e debates sobre o Parque Estadual Serra Verde, fauna silvestre, prevenção a incêndios florestais e inscrições para trilhas ecológicas.
06/06 - Trilhas ecológicas no Parque Estadual Serra Verde

Regional Centro Oeste
Itaúna
05/06 - Distribuição de materiais educativos pela equipe da Agência Avançada do IEF no municípío
05/06 - Palestra Ecológica e sorteio de plantas medicinais para crianças e adolescentes, alunos da Escola Estadual Santana.

Bambuí
05/06 - Distribuição de material educativo e orientações a alunos
Escola Pitágoras em Bambuí / MG

Formiga
06/05 - Participação na feira na Praça da Matriz, com stand com o tema ‘Qualidade de vida e Sustentabilidade’.

Divinópolis
05/06 - Palestras, atividades de educação ambiental, distribuição de materiais educativos sobre meio o meio ambiente para alunos de escolas públicas da cidade no Parque da Ilha.
16/06 - Palestras, atividades de educação ambiental, distribuição de materiais educativos sobre meio o meio ambiente para alunos de escolas públicas da cidade no Parque da Ilha.

Regional Mata
Cataguases
05/06
- Oficinas de capacitação dos membros da associação de catadores de recicláveis de Cataguases
05/06 - Blitz ambiental com o apoio da PMMG
05/06 - Gincana ecológica, distribuição de Mudas e apresentações culturais.

Mar de Espanha
05/06 - Doação e plantio de mudas, apresentações de teatro e dança, recolhimento de pilhas e doação de mudas para alunos de escolas públicas do município.
06/06 - Passeata ecológica até o marco do Rio do Cágado
11/06 - Curso de capacitação para professores das escolas do município
13/06 - Atividades de sensibilização ambiental nas escolas e com a população do município.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
05/06 - Blitz ecológica nas portarias do Parque com apoio da PMMG. Celebração na Capela Antônio Martins.
07/06 - Expedição ao Pico do Cruzeiro para celebração do dia de Corpus Christi, partindo do município de Ervália.

Descoberto
05/06
- Gincana, doação de mudas, plantio de Pau Brasil e visita a uma nascente com moradores da cidade. Caminhada ecológica.

São João Nepomuceno
06/06
- Caminhada ecológica

Rio Novo
06/06
- Plantio de mudas de Pau Brasil por alunos de escolas públicas.

Regional Sul
Itajubá
05/06 - Entrega de Certificados de ‘Amigos do Meio Ambiente – 2012’, no Horto Florestal Anhumas.
06/06 - Apresentação da Peça Teatral Cata Vento, estandes educativos. No Horto Florestal Anhumas.
08/06 - Trilhas Educativas no Horto Florestal Anhumas
09/06 - Blitz Educativa com doação de mudas, na rodovia estadual MG 173.

Boa Esperança
05/06
- Realização da prova para o Concurso de Redação com o tema ‘Meio Ambiente, qual será o futuro?’. Palestras e exibição de vídeos educativos na Escola Municipal Professora Maria Elma Firmino.
12 a 16/06 - Fórum da Saúde Física e Mental dos Profissionais da Educação.

Três Corações
05/06 - Plantio de árvores no Parque Municipal Dondinho.
12/06 - Gincana Ecológica, a partir de 9 horas, na Praça Odilon Rezende.
16/06 - Barqueata, a partir de 8h30, passando Parque Municipal Dondinho.

Andradas
07 e 08/06 - Blitz educativa sobre o uso correto da Água e descarte adequado de óleo

Regional Rio Doce
Aimorés
04 a 06/06 - Descida Ecológica do rio Capim em direção ao município de Alto Capim.
05/05 - I Feira de Ciências com o tema ‘Sustentalidade: Lute pelo bem estar do planeta’, na Escola Municipal Teixeira Soares.
12/06 - Palestra sobre projetos ambientais desenvolvidos pelo IEF sobre Educação Ambiental para alunos do Curso de gestão Ambiental.
Bom Jesus do Galho
06/06 - Palestras e Blitz com a comunidade e alunos de escolas do município.

Governador Valadares
02 a 06/06 - Palestras, debates e doação de mudas na Faculdade Pitágoras

Capinópolis
05/06 - Plantio de Mudas e realização de palestras nas escolas públicas do município.

Regional Triângulo
Cachoeira Dourada

05/06 - Palestras nas escolas públicas do município.
06/06 - Palestra sobre preservação e conservação de rios e reservatórios, passeio ecológico, peixamento e limpeza das margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada.

Ituiutaba
05/06 - Palestra sobre Meio Ambiente e Ecologia, na Escola Estadual Álvaro Brandão de Andrade.
06/06 - Palestra ‘Importância do Reflorestamento em Áreas Degradadas’ e aula prática sobre o plantio de mudas nativas. No Instituto Federal do Triângulo.

Uberaba
05/06 - Palestras sobre Meio Ambiente na Escola Estadual América

Araporã
05/06 - Caminhada Ecológica com a população.

Nova Ponte
06/06 - Gincana Ecológica com alunos da Escola Estadual Josias Pinto.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades